Home » Meio Bit » Telecom » Bélgica vai enviar seu último telegrama dia 29 de dezembro

Bélgica vai enviar seu último telegrama dia 29 de dezembro

Bélgica encerra serviço telegráfico. pt saudações. Não, pt não.

48 semanas atrás

girl_bug_40s

O telégrafo uniu o Oeste. Na verdade ele uniu o mundo. Patenteado em 1837 por Samuel Morse, a primeira versão realmente prática do telégrafo elétrico se espalhou pelo planeta, levando incontáveis milhões de mensagens, primeiro manualmente, depois com o auxílio de máquinas que codificavam e decodificavam bits.

Quando o telefone se popularizou o telegrama começou a cair em desuso: além de ser caro, dependia de alfabetização, o que limitava seu uso em países mais pobres. Aos poucos ele foi sendo abandonado.

Nos EUA telegramas pararam de ser enviados em 2006. Na Inglaterra, em 2003. Suécia em 2005, Eslováquia fechou sua última agência em 2007. Paquistão, em 2006.

Vários países ainda mantém o serviço, incluindo claro o Brasil, que vive na vanguarda do atraso. A Bélgica é, ou era um deles. Hoje apenas 10 empresas e alguns indivíduos usam telegramas, que custam 23,75 euros por 20 palavras mais 0,90 euro por envio.

Dia 29 de dezembro será a última vez que cobrarão essa fortuna por algo que pode ser substituído por uns 18 meios de comunicação mais eficientes.

Visto que telegrama só serve pra mandar notícia ruim e a gente já abre se perguntando quem morreu, não vai fazer falta nenhuma.

Fonte: BBC.


Leia mais sobre: , .


relacionados


Comentários