Google lança Files Go, um app para gerenciar o espaço de armazenamento do Android

files-go-001

O Google lançou nesta terça-feira (05) mais uma novidade para usuários Android: o Files Go, um aplicativo desenvolvido para o gerenciamento simples e descomplicado do espaço de armazenamento de seu dispositivo e que também permite o compartilhamento de arquivos entre dois aparelhos de forma prática e veloz.

A bem da verdade o Files Go não é uma novidade, ele vinha sendo testado em fase beta desde novembro e adquiri-lo não era nada complicado, mas o Google decidiu postergar o lançamento oficial para junto do Datally, tanto que anunciou a data de lançamento da versão final no evento ocorrido na última semana em São Paulo. Tanto um quanto o outro foram desenvolvidos para o “próximo bilhão de usuários”, que a companhia entende como residentes de países emergentes como Brasil, Índia, México e Indonésia entre outros que possuem dispositivos de entrada.

A principal função do Files Go é descomplicar o gerenciamento de arquivos e espaço interno. Muitas vezes usuários têm problemas para identificar o que está deixando seus aparelhos lentos e não rara a culpa reside em uma quantidade enorme de fotos, vídeos, GIFs e documentos que eles vão atochando sem se dar conta que há um limite para o que ele pode armazenar. Não obstante há casos em que o Android armazena arquivos em duplicidade, e nem sempre é fácil perceber isso.

O Files Go faz uma varredura no aparelho e identifica não só arquivos grandes e duplicados como analisa apps pouco usados, que só estão ocupando espaço e faz uma pré-seleção do que pode ser deletado. Ele dá a opção de simplesmente apagar tudo ou transferir o que você acha importante para apps como Google Drive, Google Fotos, Dropbox e outros através das opções de compartilhamento. E como todo gerenciador ele facilita e muito a busca de arquivos dentro do Android, separando-os por categorias.

files-go-002

Com isso é extremamente simples e prático identificar o que não é necessário, se livrar de pesos mortos e ganhar mais espaço de armazenamento. Segundo o Google, durante o período de testes o Brasil foi identificado como o país com usuários mais ativos dentro do app, principalmente por sua avidez por mais espaço. Em média os brasileiros liberaram cerca de 1 GB no primeiro mês de uso, o que dá uma dimensão de quanta tralha costumamos armazenar.

O outro recurso do Files Go é a possibilidade de compartilhar arquivos offline com seus amigos que estejam próximo de você. Na maioria das vezes em que queremos transferir fotos, vídeos e documentos de um smartphone para outro é preciso utilizar conexões Bluetooth ou NFC (que exige a aproximação física dos aparelhos), mas aqui ele atua de forma diferente: o app cria uma rede Wi-Fi privada e criptografada entre emissor e receptor, de modo que a velocidade de transferência é muito maior.

O Google afirma que o Files Go é capaz de transferir dados entre dispositivos a 125 Mb/s, o que viabiliza até mesmo o compartilhamento de arquivos e vídeos bastante pesados. O único impedimento é o espaço livre, mas como o Files Go já existe para cuidar dessa parte também isso não chega a ser um problema.

files-go-003

Aí de novo você vai dizer “mas o Android já tem algumas dessas funções nativamente”. Sim, concordo mas tanto o Files Go quanto o Datally não foram criados tendo em mente o nerd l33t h4x0r que faz root e fuça em tudo, e sim o usuário padrão de smartphones de entrada. Este perfil de consumidor, que compra aparelhos mais em conta por questões econômicas não é um power user, ele não procura aprender as funções mais básicas de gerenciamento de seu dispositivo e só sai usando, e depois vai perguntar a você como faz para liberar espaço depois que ele atochou o gadget com fotos e vídeos de pr0n e gatinhos que ele baixou no WhatsApp.

Acredite, já tive que dar assessoria em casos semelhantes mais de uma vez e para o mesmo usuário, e não adianta nada ensinar a mexer nas configurações: esse perfil de consumidor acha muito difícil e complicado e não vai sequer chegar perto delas. O que o Google está fazendo oferecendo tais apps é centralizar uma série de funções extremamente úteis em um só lugar, usando uma linguagem e identidade visual que até a sua avó vai entender e sair usando.

Resumindo, o Google está finalmente pondo em prática no Android o princípio KISS (de Keep It Simple, Stupid), termo cunhado pelo engenheiro aeronáutico da Lockheed Kelly Johnson (que entre outros muitos projetos e inovações para a área é responsável direto por aeronaves como o P-38 Lightning, o U-2, o F-104 Starfighter, o A-12 e o SR-71 Blackbird) de sempre prezar pela simplicidade e funcionalidade e eliminar complicações desnecessárias. Ou como a Apple sempre defendeu, It Just Works.


Files Go by Google: Free up space on your phone

O Files Go está disponível na Google Play Store e é compatível com dispositivos Android a partir do 5.0 Lollipop.

Fonte: Google Blog.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples