Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google apresenta o Datally, um app para gerenciar o consumo de dados no celular

Google apresenta o Datally, um app para gerenciar o consumo de dados no celular

Conheça o Datally, o novo app do Google que gerencia o consumo de dados móveis de forma simples, especialmente voltado para quem depende de planos pré-pagos.

6 anos atrás

dattaly-001

O Google lançou hoje (30) um novo app para usuários Android que sofrem com franquias de dados limitadas: o Datally é um gerenciador de consumo inteligente, que controla o que pode e o que não pode usar conexões 3G/4G.

O Datally faz parte de uma nova estratégia do Google em oferecer serviços focados no “próximo bilhão de usuários”, notadamente residentes em países emergentes; a gigante vem fazendo testes com diversos aplicativos similares (como o YouTube Go) na Índia, Indonésia e México e também no Brasil, onde a grande parcela de usuários Android são de consumidores de aparelhos de entrada e majoritariamente dependem de planos de dados pré-pagos. Estes precisam administrar muito bem o que consomem de modo a não ficar na mão quando mais precisarem.

O Datally funciona como um administrador de consumo que precisa ser pré-configurado: uma vez instalado, ele oferece ferramentas para que o usuário decida quais apps poderão se conectar, quais farão uso da conexão móvel em segundo plano e contabiliza em tempo real quanto um software já devorou, de modo a sempre permitir que você saiba quanto de dados você ainda tem disponível. Além de contabilizar o consumo geral ele permite a definição de notificações diárias, semanais ou mensais sobre quanto você já gastou, assim quem tem planos limitados dificilmente perderá o rastro do consumo.

dattaly-002

O Datally também oferece recursos para que o usuário encontre conexões Wi-Fi abertas nas localidades. Baseando-se nos dados fornecidos pelo Google Maps, o Datally mostra pontos públicos e/ou estabelecimentos que oferecem internet pública, o tipo de conexão (se aberta, com senha ou se exige login através através de um pré-cadastro na web) e indica até mesmo a rota mais simples para chegar lá.

Claro, nada disso é novidade: o Android já contava com todas essas ferramentas nativamente em seu menu de configurações mas segundo Fábio Coelho, presidente do Google Brasil a companhia preferiu reuni-los todos em um só lugar, como forma de facilitar ao máximo o controle do consumo de dados principalmente para o usuário leigo, que não mexe tanto assim a fundo em seus dispositivos. É uma decisão inteligente e que segundo o executivo pode se refletir em até 30% de economia de dados, um número que definitivamente fará diferença para quem possui planos pré-pagos.


Datally: um aplicativo do Google para você economizar dados móveis.

O Datally é compatível com Android 5.0 Lollipop e posteriores e pode ser baixado através deste link.

relacionados


Comentários