Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon 100mm f/2.8 L IS USM Macro no Dpreview

Canon 100mm f/2.8 L IS USM Macro no Dpreview

14 anos atrás

O Dpreview, o site que é referência para 110 de cada 100 blogs que escrevem sobre fotografia, é uma das raras instituições que atingiram um patamar de grande respeito na divulgação de notícias relacionadas à fotografia. Isso se deve ao fato de ser um site feito por profissionais de fotografia que escrevem para profissionais e amantes de fotografia. Algo que os grandes portais ainda não perceberam é que não existe fidelidade do leitor em textos escritos por profissionais que não são da área que estão cobrindo. Felizmente isso não acontece com o Dpreview.

Provando que os caras são bons, eles acabaram de colocar no ar um excelente review com o novo sonho de consumo de quase todos que se utilizam de equipamentos Canon. Estou falando da nova lente 100mm f/2.8 L IS USM Macro. Para quem não está familiarizado com a nomenclatura das lentes da empresa, cabe ressaltar que é uma lente profissional (série L) com estabilização de imagem (IS) e motor de foco silencioso (USM). A lente foi desenhada para a fotografia macro, mas também se mostra ótima para retratos por conta da pouca distorção proporcionada por sua distância focal. Só lembrando que em câmeras com fator de corte a lente alcança um ângulo de visão proporcional a uma lente de 160mm. Também cabe destacar que a lente vem equipada com o novo sistema de estabilização de imagem chamado Hybrid Image Stabilization.

Os testes, como todos os que já foram feitos com lentes, são divididos em atividades em estúdio e ao ar livre. Como essa é uma lente macro a capacidade de aproximação também foi uma das variáveis que foram colocadas a prova. Mostrando que o trabalho é sério, a lente foi testada em câmeras com sensor APS-C e em câmeras Full Frame. Na galeria correspondente ao review existem vários exemplos de situações onde a lente pode ser utilizada de maneira satisfatória, inclusive em retratos. As conclusões no final do texto não deixam dúvidas. Segundo os analistas do Dpreview essa é uma das melhores lentes que já passaram por lá. E olha que isso não é pouco.

Como pontos positivos são apontados a excelente qualidade ótica, autofocus preciso e silencioso, eficaz estabilização de imagem para distâncias normais e a sólida construção do corpo que fazem a lente ser vedada contra água e poeira. Os pontos negativos ficam por conta do sistema hibrido de estabilização de imagem que não é muito eficaz em distâncias macro, foco manual um pouco complicado na opção retrato e o preço um elevado em comparação com outras lentes que não possuem sistema de estabilização de imagem, Ao final, o equipamento recebeu o selo de alta recomendação do Dpreview.

Eu ainda não tenho uma lente macro de verdade e garanto que essa nova lente da Canon é um sonho de consumo que vai se realizar em breve. Mas, concordo quando apontam o alto preço dela. Nos Estados Unidos a Canon 100mm f/2.8 L IS USM Macro está sendo vendida por US$ 1.050,00.

Canon 100mm L IS USM Macro

Veja aqui o teste completo do Dpreview.

relacionados


Comentários