Meio Bit » Arquivo » Hardware » HP está instalando um spyware em seus PCs sem a permissão dos usuários

HP está instalando um spyware em seus PCs sem a permissão dos usuários

HP apronta mais uma: empresa está instalando um skyware nos PCs dos usuários sem avisar, coletando dados e prejudicando o desempenho dos mesmos.

6 anos atrás

Parece que a HP ainda não aprendeu a lição. Meses após ser pega com a boca na botija, vendendo laptops com keyloggers ela mais uma vez é flagrada xeretando o usuário, desta vez instalando um spyware em seus aparelhos de modo a coletar dados cruciais, sem que o usuário tenha sequer conhecimento do que está acontecendo.

A descoberta foi feita no dia 15 de novembro, quando usuários começaram a relatar a presença de um estranho software em laptops da Hewlett-Packard. O programa, chamado "HP Touchpoint Analytics Service" é descrito como um cliente de telemetria que realiza uma série de testes na máquina, prejudicando o desempenho geral e coletando dados de disco e autonomia de bateria, mandando-os diretamente para a fabricante.

O problema acerca do tal software xereta é que ninguém sabe como ele foi instalado nas máquinas. Até onde se sabe ele não estava incluso quando os mesmo foram tirados da caixa e acredita-se que ele tenha sido inserido ou através das atualizações do HP Suport Assistant, ou pelo Windows Update através de drivers viciados pela própria fabricante (há informes de que a HP usa ambos os métodos, de modo a garantir que ninguém irá escapar). As denúncias são bem sérias, com gente apontando casos em que o Analytics Service consome recursos em excesso e estressa ao máximo o equipamento, causando uma série de problemas de performance desde consumo desenfreado da bateria a lentidão do sistema.

Como aconteceu no caso do keylogger, a HP estaria realizando coleta de dados de maneira não solicitada por seus consumidores e mesmo que ela não adquira dados sensíveis, ela está prejudicando os mesmos ao atochar desktops e laptops com um software comilão de recursos que afeta a operação dos dispositivos, o que pode lhe causas mais dores de cabeça tal qual o caso do keylogger. Até o momento a HP não se manifestou.

De qualquer forma, caso você tenha sido "premiado" com o software de telemetria é possível removê-lo facilmente: basta abrir o menu Executar (tecla Windows +R), digitar appwiz.cpl, dar um clique direito em "HP Touchpoint Analytics Service" e escolher Desinstalar. E pronto.

Fonte: Computer World.

relacionados


Comentários