HP está instalando um spyware em seus PCs sem a permissão dos usuários

Parece que a HP ainda não aprendeu a lição. Meses após ser pega com a boca na botija, vendendo laptops com keyloggers ela mais uma vez é flagrada xeretando o usuário, desta vez instalando um spyware em seus aparelhos de modo a coletar dados cruciais, sem que o usuário tenha sequer conhecimento do que está acontecendo.

A descoberta foi feita no dia 15 de novembro, quando usuários começaram a relatar a presença de um estranho software em laptops da Hewlett-Packard. O programa, chamado “HP Touchpoint Analytics Service” é descrito como um cliente de telemetria que realiza uma série de testes na máquina, prejudicando o desempenho geral e coletando dados de disco e autonomia de bateria, mandando-os diretamente para a fabricante.

O problema acerca do tal software xereta é que ninguém sabe como ele foi instalado nas máquinas. Até onde se sabe ele não estava incluso quando os mesmo foram tirados da caixa e acredita-se que ele tenha sido inserido ou através das atualizações do HP Suport Assistant, ou pelo Windows Update através de drivers viciados pela própria fabricante (há informes de que a HP usa ambos os métodos, de modo a garantir que ninguém irá escapar). As denúncias são bem sérias, com gente apontando casos em que o Analytics Service consome recursos em excesso e estressa ao máximo o equipamento, causando uma série de problemas de performance desde consumo desenfreado da bateria a lentidão do sistema.

Como aconteceu no caso do keylogger, a HP estaria realizando coleta de dados de maneira não solicitada por seus consumidores e mesmo que ela não adquira dados sensíveis, ela está prejudicando os mesmos ao atochar desktops e laptops com um software comilão de recursos que afeta a operação dos dispositivos, o que pode lhe causas mais dores de cabeça tal qual o caso do keylogger. Até o momento a HP não se manifestou.

De qualquer forma, caso você tenha sido “premiado” com o software de telemetria é possível removê-lo facilmente: basta abrir o menu Executar (tecla Windows +R), digitar appwiz.cpl, dar um clique direito em “HP Touchpoint Analytics Service” e escolher Desinstalar. E pronto.

Fonte: Computer World.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples