Meio Bit » Arquivo » Internet » Google adquire Gizmo5 visando melhorias no Voice

Google adquire Gizmo5 visando melhorias no Voice

14 anos atrás

Após ser sondada pela Skype, a startup Gizmo5, que tem produto e infraestrutura que lembra bastante o (ex-)serviço do eBay, foi vendida. Mas não para a Skype Limited; foi vendida para a Google.

Diferentemente do Skype, que usa infraestrutura proprietária/fechada, o Gizmo5 usa SIP, protocolo largamente usado para a realização de chamadas VoIP, e munido de uma série de recursos, como vídeoconferência, streaming de conteúdo multimídia, mensagens instantâneas, e até jogos.

gizmo5 Segundo o TechCrunch, o Google pagou U$ 30 milhões em dinheiro no Gizmo5, e é apenas questão de tempo para que a venda seja anunciada oficialmente.

É fácil prever o que a empresa de Mountain View pretende fazer com a tecnologia da startup. Alguns produtos do Google são baseados em conversação via Internet. Os principais candidatos a se beneficiarem são o Google Talk, que já trabalha em cima de VoIP, mas não faz/recebe ligações por não ter PSTN; e o Google Voice, que praticamente substitui o número da operadora por um centralizado, mas até o momento não dispõe de um endpoint que permita receber ligações.

Há quem diga que esse acordo pode significar a fusão dos dois serviços supracitados (Talk e Voice), o que não seria estranho afinal. E, do jeito que a coisa anda, paralelo ao acréscimo de recursos bacanas ao Voice, o Google enfrentará grandes desafios frente as operadoras de telefonia e agências reguladoras (e/ou similares) nos EUA. Bom para usuários, que têm a disposição uma bela ferramenta, gratuita, e que de quebra os ajuda a ficarem menos dependentes das operadoras.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários