Meio Bit » Cultura » YouTube está desmonetizando vídeos pelo uso de palavrões, ou nem isso

YouTube está desmonetizando vídeos pelo uso de palavrões, ou nem isso

Algoritmos loucos ou mudança nas regras? Corte de monetização de vídeos do YouTube começa a afetar canais grandes e critérios para remoção do programa são bastante nebulosos.

6 anos atrás

youtube-sorry-about-that-2

Há um problema sério com o YouTube: de uns tempos para cá a plataforma entrou num modo Ebenezer Scrooge e está cortando a grana de uma série de vídeos e canais, seja os com poucas visualizações ou aqueles que promovem conteúdos impróprios, com a desculpa de criar um ambiente com conteúdos para a toda a família. No entanto, presepadas causadas (ou não) por algoritmos dão a impressão de que o serviço está em vias de mudar radicalmente a forma como remunera os criadores de conteúdo, similar ao que fez no passado com o AdSense.

De duas semanas para cá o YouTube, que entrou em um modo carola-quase-Apple começou a restringir a monetização de vídeos que utilizavam linguagem chula, palavrões na descrição, título ou no conteúdo ou coisas semelhantes. Ao que tudo indicava o algoritmo da plataforma havia sido aprimorado ao ponto de ir finalmente atrás dos boca-duras do serviço, que a princípio não haviam sido afetados pela primeira onda de restrições impostas pelo YouTube que estavam afetando principalmente canais pequenos, e há uma lógica nisso que abordarei depois.

Só que aparentemente o algoritmo não é tão esperto assim, ou é eficiente até demais já que começou a restringir os vídeos de análises e unboxing de todo e qualquer criador de conteúdo que se atrevesse a fazer um vídeo sobre o iPhone X. Diz o YouTube que isso não deveria acontecer, que trata-se de um bug do algoritmo que por algum motivo estaria cortando totalmente os anúncios ou restringindo-os, classificando os vídeos como inapropriados para a maioria dos anunciantes.

O Marques Brownlee, um dos melhores canais de análises de gadgets foi afetado, entre vários outros:

O YouTube não teceu maiores explicações sobre o que estava acontecendo, e como o problema afetava quase a totalidade dos vídeos sobre o iPhone X muitos pensaram se tratar de um boicote imposto pela Apple, que não estaria disposta a permitir que ninguém fizesse dinheiro com seu atual top de linha que não eles próprios, mas aparentemente não é o caso: ao que tudo indica o algoritmo está implicando com o “X” do nome, relacionando-o com “XXX” e por isso entende que o vídeo em questão se trata de conteúdo adulto, passando a cortar a grana de todo mundo. Ou ao menos é o que parece.

Neste domingo foi a vez do Lito:

O algoritmo implicou com o vídeo mais recente do canal Aviões e Músicas, especificamente com o termo “desatolar” por provavelmente entendê-lo como um palavrão; tão logo o Lito o republicou com outro nome o robozinho deixou passar, desta vez sem criar caso. Isso reforça a teoria de que o sistema de avaliação do YouTube é burro e como não há um setor de humanos para revisar (o YouTube diz que tem mas é o mesmo que nada), essas coisas vivem acontecendo.

No entanto estes não são os únicos casos de presepadas do YouTube, e de uns tempos para cá muitos canais produtores de conteúdo sério foram perdendo a monetização sem serem dadas explicações. Em alguns casos a denúncia é absolutamente imbecil, mas tanto o Content ID quanto a ferramenta de denúncia têm prioridade e o criador de conteúdo, que a plataforma no passado prometeu proteger de ataques indevidos obra e se locomove por um simples motivo: ela já lucrou com a reprodução e as campanhas dos anunciantes, e pagar para o criador de conteúdo deixou de ser interessante.

No passado, no auge dos blogs o Google pagava volumosas quantias de AdSense aos criadores com a veiculação de anúncios nos sites e mesmo que houvesse gente que tenha abusado do formato (seja com blogs de má qualidade ou anúncios falsos) esse formato de negócio não é sustentável a longo prazo. Com isso o valor do AdSense foi minguando, minguando até a situação de hoje, onde ele paga centavos ou não paga nada. Muitos sites perderam a monetização por uma série de motivos que o Google nunca se dignou a explicar e ficou por isso mesmo, o conteúdo já existe e ele ganha dinheiro indexando e oferecendo-os a parceiros, tirando o blogueiro da jogada.

Foi o que levou muita gente a migrar dos blogs para o YouTube, pois a plataforma pagava bem como nos tempos do AdSense. Um PewDiePie da vida, ainda que ele tenha deixado de ser o queridinho do Google faz muito dinheiro por ano graças ao volume gigantesco de assinantes e visualizações, mas novamente a longo prazo esse modelo não se sustenta: a plataforma pode até fazer muito mais grana que os YouTubers, mas enriquecê-los não é interessante at all. É muito mais vantajoso manter os parceiros comerciais satisfeitos, já que eles têm a grana de verdade.

Foi o que levou o YouTube a começar a restringir a monetização, primeiro para canais a partir de 10 mil visualizações; depois começou a inserir uma série de regras que limou da jogada canais com conteúdos controversos, mesmo os grandes sob a desculpa de priorizar conteúdos para a família. Eu entendo a justificativa, mas ela não é a prioridade do YouTube.

Posteriormente, canais pequenos sem nenhum tipo de conteúdo controverso começar a perder o direito a monetizar seus vídeos, curiosamente sendo canais de ciência os principais afetados. O André foi um deles, o Sacani (do SpaceToday) também levou bordoada. Depois canais grandes como o Cody's Lab, o AvE, o ElectroBOOM e o The Post Apocaliptic Inventor também tiveram a monetização cortada. O Cody foi ainda pior, pois ele recebeu uma suspensão por causa de uma "denúncia" que o YouTube não sabia de onde vinha, nem fez nada a princípio para combater.

Vale dizer que a responsabilidade de contestar denúncias é do criador, o YouTube manda se entender com o denunciante e se ele dizer “é isso mesmo” a denúncia pode virar um strike e já sabe: três deles e seu canal é deletado.


Cody'sLab — I'm Back! But from what?

Estamos falando aqui de canais relativamente grandes, com de 500 mil a um milhão de assinantes e milhares de visualizações por programa, e os cortes não possuem nenhum tipo de justificativa. Uma teoria, que o André levantou e que tendo a concordar com ele é que o YouTube está aos poucos fazendo a mesma coisa que o Google fez com o AdSense: restringir a monetização cada vez mais para um grupo pequeno de criadores, começando a cortar os canais de indivíduos pequenos e indo para os médios, posteriormente os grandes e por fim tirando todo mundo da jogada, mantendo a remuneração apenas para quem é interessante: os canais pertencentes a companhias que podem vir a ser parceiros comerciais. Os demais ou ganharão muito menos, na casa de centavos ou não ganharão nada, sem que o YouTube dê explicações.

Enquanto isso, canais piratas que mantêm streaming 24/7 de obras protegidas não só permanecem como são destacados na página principal, e por quê? Simples, eles dão retorno com um número altíssimo de cliques, mas mesmo esses no futuro deixarão de fazer dinheiro (se é que fazem); com o tempo nem o formato que a plataforma privilegia hoje, em que força o criador a postar todo o dia e nisso a qualidade foi para o espaço (o que levou à proliferação dos nuteleiros) se sustentará, porque o YouTube como empresa precisa dar lucro e não é sábio pagar rios de dinheiro quando ela pode conseguir tudo de graça. E alternativas externas à monetização já andam sendo combatidas.

E os criadores? Eles poderiam ir muito bem para Vimeo, Dailymotion, Facebook (que é outro sacana) mas sendo pragmático, o YouTube se tornou um Paradoxo Tostines: todo mundo está nele porque ele é o mais visto e é o mais visto porque todo mundo está nele. Uma debandada para rivais em peso poderia até ser uma opção, mas ninguém quer perder visualizações e a possibilidade de fechar campanhas externas por fora, e para isso é melhor permanecer onde você tem mais chances de ser visto.

Enquanto isso, o YouTube faz o que quer e o criador fica refém de um sistema que está dia após dia puxando um pouquinho mais o seu tapete.

relacionados


Comentários