Meio Bit » Arquivo » Games » EA suspende (temporariamente) microtransações no Star Wars Battlefront II

EA suspende (temporariamente) microtransações no Star Wars Battlefront II

Após uma chuva de reclamações tanto da mídia quanto do público, a EA anunciou que as microtransações no Star Wars Battlefront II estão suspensas, mas infelizmente apenas temporariamente. Parece que a ordem para fazer a mudança veio do alto escalão da Disney.

6 anos atrás

Os dias que antecedem o lançamento de um grande jogo costumam ser bastante movimentados para as editoras, com os funcionários concedendo entrevistas, tentando divulgar o título de todas as maneiras e em certos casos, até fazendo polimentos de última hora. Porém, acho que nem a pessoa mais pessimista dentro da EA poderia imaginar que eles teriam tantos problemas antes da chegada do Star Wars Battlefront II.

Conforme os jgoadores começavam a ter acesso a versão do jogo que foi liberada para os assinantes do EA Access/Origin, eles descobriram que seria preciso uma quantidade absurda de tempo ou dinheiro para desbloquear os personagens no modo multiplayer do Battlefront II e ao tentar justificar a estratégia, a editora só conquistou mais antipatia.

Mesmo com a afirmação de que os valores seriam ajustados, a recepção por parte do público continuava sendo a pior possível e quando parecia que a Electronic Arts não cederia, na última hora tivemos uma mudança importante na história. Primeiro foi o sumiço dos pacotes de créditos da Xbox Live e não demorou para que a empresa confirmasse a suspensão das microtransações no game.

Conforme nos aproximamos do lançamento mundial, ficou claro que muitos de vocês sentiam que ainda existia desafios no design,declarou Oskar Gabrielson, gerente geral da DICE. “Ouvimos as preocupações sobre potencialmente dar vantagens injustas aos jogadores e ouvimos que isso está ofuscando um jogo que de outra forma seria excelente. Essa nunca foi nossa intenção. Desculpe por não termos feito isso corretamente. Ouvimos vocês alta e claramente, então desligamos todas as vendas in-game.

Porém, a coisa infelizmente não é tão bonitinha quanto pode parecer inicialmente. Para começar, segundo o próprio executivo as microtransações estão apenas temporariamente suspensa e por se tratar de um jogo tão grande e que precisa dar o maior lucro possível, era óbvio que a EA não perderia a oportunidade de explorar esse mercado que tem rendido tanto dinheiro à ela e muitas outras empresas.

Outro ponto que deve ser mencionado é que de acordo com o site VentureBeat, ontem o CEO da EA,  Andrew Wilson, teria recebido um telefonema de Bob Iger, o mandachuva da Disney, e embora o conteúdo da conversa não tenha sido divulgado, é de se imaginar que lá pela Casa do Mickey todos estejam bastante preocupados com o impacto negativo que o jogo pode ter na imagem da franquia, especialmente por estarmos tão perto do lançamento de um novo filme Star Wars.

Como bem disse o analista Daniel Ahmad, a verdade é que as microtransações e as loot boxes já foram aceitas pelo grande público, com o faturamento nesta área já representando uma enorme fatia para muitas empresas e o que a EA e a Disney estão fazendo neste momento é apenas tentar controlar os danos causados pelas críticas e aperfeiçoar o sistema para que no Star Wars Battlefront II ele pareça mais “divertido e viciante” do que “intrusivo e predatório”.

De maneira resumida, a minha opinião é de que pagar para ter acesso mais rápido a itens não chega a ser algo ruim. Isso existe há muitos anos e se temos a opção de desbloquear o conteúdo apenas jogando, tudo bem. O problema é quando a empresa torna a necessidade de gastarmos dinheiro algo quase obrigatório, fazendo com que o ganho de moedas virtuais seja muito lento e a sensação de progresso pela própria dedicação acaba sendo praticamente nula. O que é importante dizer, pelo jeito é justamente o que acontece no Star Wars Battlefront II.

relacionados


Comentários