Meio Bit » Arquivo » Ciência » O sonho não acabou — Dream Chaser volta a voar, ou ao menos cair com estilo

O sonho não acabou — Dream Chaser volta a voar, ou ao menos cair com estilo

Depois de um looooooongo hiato a Sierra Nevada Corporation voltou a testar o Dream Chaser, sua mini-nave espacial que se tudo der certo estará voando em 2019. Por enquanto ela pousou, o que convenhamos já é metade do caminho andado. Clique e veja o vídeo onde nada deu errado. Pra variar.

6 anos atrás

dc

Os holofotes estão todos voltados para Elon Musk e a SpaceX, os talões de cheque são preenchidos regularmente em nome da Orbital e a Boeing embora não tenha nada ainda voando, é mais que certo que eventualmente o CST-100 Starliner vai voar, eventualmente. 

Todas essas empresas estão usufruindo de um contrato da NASA para vôos de reabastecimento para a Estação Espacial, e esse contrato inclui custos de desenvolvimento das naves. Correndo por fora vem a Sierra Nevada Corporation, com seu Dream Chaser.

A nave está atrasada, era para ter feito o primeiro vôo orbital em 2016, mas a NASA gosta do projeto e tem colocado bastante dinheiro, e eles mal ou bem, mais mal do que bem vem cumprindo as metas, mesmo que fora do prazo.

Baseado em modelos da NASA dos anos 60, o Dream Chaser é um avião-espacial planador com capacidade de 5,5 toneladas e carga. Se sua versão tripulada sair, ele levará até 7 astronautas. Lançado no topo de um Atlas, ele será rapidamente reutilizável, ao contrário da cápsula Phoenix da Orbital, e da própria Dragon, que precisa de um bom tempo na funilaria para ser reutilizada.

O primeiro teste de vôo do Dream Chaser foi em 2013, quando foi lançado de um helicóptero e planou automaticamente até pousar. Infelizmente um dos trens de pouso não baixou, e a Sierra Nevada nunca liberou o que provavelmente é um vídeo bem divertido, e caro.

Agora dia 11 de novembro eles fizeram o segundo teste de pouso e, dessa vez, sucesso. Só não entendo a insistência dos designers em usar um esqui em vez de uma roda no trem dianteiro.


SciNews — Dream Chaser spacecraft Free Flight Test, 11 November 2017

Mesmo assim, não se anime. A verdade é que estamos progredindo a passo de tartaruga. O Dream Chaser é um downgrade, equivale a projetos de 40 anos atrás, e se comparado ao ônibus espacial…

ahr0cdovl3d3dy5zcgfjzs5jb20vaw1hz2vzl2kvmdawlzayos80ndkvb3jpz2luywwvu1bfmtmwnti5x0ryzwftx0noyxnlci5qcgc

relacionados


Comentários