Meio Bit » Arquivo » Games » EA, uma fábrica de criar antipatia

EA, uma fábrica de criar antipatia

Após críticas quanto ao preço cobrado por personagens especiais no Star Wars: Battlefront II, um funcionário da EA tentou justificar a estratégia e acabou com o post mais negativado na história do Reddit.

6 anos atrás

star-wars-battlefront-ii

Basta olharmos os comentários em qualquer notícia sobre a Electronic Arts para percebermos que a empresa está muito longe de ser popular. Mas o que realmente me impressiona é ver como eles parecem se esforçar para serem odiados pelo maior número possível de pessoas.

Com o lançamento do Star Wars: Battlefront II e a utilização das famigeradas loot boxes — o que em bom português significa microtransações para todos os lados — era de se esperar que os jogadores criticassem bastante a postura da editora. Uma das principais reclamações era sobre o tempo necessário para desbloquearmos alguns personagens no multiplayer do jogo, algo em torno de 40 horas. Então, para explicar o porquê de isso acontecer, um funcionário da EA foi ao Reddit e disse o seguinte:

O intuito é oferecer aos jogadores um senso de orgulho e realização ao desbloquear diferentes heróis. Quanto ao custo, selecionamos os valores iniciais baseados nos dados do beta aberto e outros ajustes feitos para recompensas antes do lançamento. Entre outras coisas, estamos olhando para a taxa média de ganho de créditos por jogador numa base diária e faremos ajustes constantes para garantir que os jogadores tenham desafios que sejam atraentes, recompensadores e é claro, acessíveis via gameplay.

O comentário foi tão mal recebido que a postagem se tornou a mais odiada do Reddit, já ultrapassando a marca de 643 mil pontos negativos. É bem verdade que muitas pessoas passaram a negativar o texto após a história ganhar a cobertura da mídia, mas ainda assim o assunto serve para que a EA perceba como eles estão conquistando a antipatia do público.

O lado bom disso tudo é que diante tamanha repercussão, o produtor executivo John Wasilczyk publicou uma carta aberta onde informa que os preços cobrados pelos personagens especiais será reduzido em 75%. Com isso, se antes precisávamos de 60.000 créditos para comprar o Luke Skywalker ou o Darth Vader, agora serão necessários “apenas” 15.000. Já para o Imperador Palpatine, a Princesa Leia e o Chewbacca, a queda foi de 40.000 para 10.000 créditos.

O que não deverá agradar muita gente é que se antes conseguíamos 20.000 créditos por terminar a campanha, agora serão apenas 5.000 e segundo a conta do jogo no Twitter, este valor é o suficiente para desbloquearmos o personagem Iden no multiplayer.

Enfim, talvez seja realmente necessário um tempo adicional para que tanto a EA quanto outras empresas que estão usando a estratégia das Loot Boxes consigam encontrar um meio termo que seja bom tanto para elas quanto para os jogadores. Porém, a verdade é que por enquanto todas as críticas ao modelo são válidas e se olharmos para o faturamento que as desenvolvedoras estão conseguindo com esse modelo de negócios, não há como acreditar que tão cedo as tais caixinhas misteriosas deixarão de existir.

Fonte: GameInformer.

relacionados


Comentários