Meio Bit » Arquivo » Robótica e IA » The Developers Conference — você deveria estar aqui

The Developers Conference — você deveria estar aqui

Você conhece a Developers Conference? Pois deveria, é um encontro universitário da mais alta qualidade, low profile, sem frufru, indo direto ao ponto mostrando a quem está aprendendo o melhor de quem está fazendo. Nós fomos e está sendo ótimo, clique e confira.

6 anos atrás

20171109_100454

O evento me foi apresentado como uma Campus Party low profile. Eu concordo com a parte de low profile, mas isso aqui não é Nerdstock. Imagine um evento para estudantes e desenvolvedores, sem frescura, com gente de mercado, cases reais e os mais variados temas de tecnologia.

Essa é a The Developers Conference.

Anual, são três eventos: em São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis. Veja a grade do evento de Porto Alegre:

screenshot-2017-11-09-at-10.57.43

Cada trilha dessas é um dia inteiro de apresentações, ou seja: impossível assistir tudo de interessante, o que é minha definição de bom evento: você termina frustrado por não ter conseguido ver tudo.

Outro ponto interessante é que há stands de várias empresas grandes, tipo Oracle e SAP fazendo… recrutamento. O foco são estudantes mas profissionais recém-formados podem se infiltrar fácil, nem precisa ter currículo gamer.

A DEVCONF é interessante mesmo pra profissionais mais rodados, se você superar os flashbacks estilo Vietnã de voltar a uma sala de aula. Ontem assisti uma apresentação sobre machine learning onde pela primeira vez vi exemplos reais de código e produção de soluções, inclusive em algo bem pitoresco: previsão de tempo de entrega.

O pessoal da Movile, empresa que desenvolve essa solução para a iFood, entre outros clientes, leva em conta de dia da semana ao tempo médio de resposta dos motoboys disponíveis. O fascinante é que mesmo depois que o sistema é treinado com dados reais e passa a fazer previsões bem precisas (mas não tanto quanto as de Agnes Nutter), ele ainda é retroalimentado com os últimos 10 minutos de dados, assim um acidente de trânsito na região rapidamente é incorporado ao modelo de previsão, sem nenhuma intervenção humana.

Também vi um exemplo de reconhecimento de imagem em tempo real usando Yolo, uma biblioteca específica bem versátil e otimizada, a ponto de me dar vontade de brincar com ela quando chegar em casa.

Pro pessoal que já é macaco velho talvez não seja tão interessante, a palestra sobre ESP8266 e Internet das Coisas foi bem básica, mas pra iniciantes, estudantes? É o nirvana.

O próximo TDC será em abril de 2018, em Florianópolis. Recomendo muito, é uma desculpa para viajar e você vai aprender muito, pagando pouco.


O MeioBit viajou para a The Developers Conference a convite da Elo.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários