Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Rumor — Disney tentou adquirir a quase totalidade da 21st Century Fox

Rumor — Disney tentou adquirir a quase totalidade da 21st Century Fox

Disney estaria com planos de adquirir boa parte da Fox, mas negociações estão paradas no momento; ação consolidaria marcas da Marvel sob uma só empresa e criaria uma gigante de mídia, quase um monopólio.

6 anos atrás

A The Walt Disney Company mais uma vez está indo às compras: segundo a rede CNBC a gigante do entretenimento teria tentado comprar a maior parte da 21st Century Fox, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo e caso o negócio fosse fechado, a empresa resultante seria um leviatã do cinema, TV e afins ficando com a maior fatia do market share do setor, quase um monopólio.

No entanto, ao que tudo indica as negociações estão empacadas e podem não ser retomadas.

O que sabemos: primeiro, que Bob Iger não mede esforços para fazer da Disney a maior companhia de mídia do planeta. Na última década ele realizou três compras certeiras gastando muito pouco, pagando menos de US$ 15 bilhões ao todo para abocanhar a Pixar, a Marvel e a Lucasfilm. O resultado, a companhia adquiriu propriedades intelectuais valiosíssimas e estabeleceu produções para cinema e TV utilizando tais produtos de muito sucesso e claro, que se reverteram em muita grana.

Segundo, que a Fox está em fase de transição. O CEO Rupert Murdoch, que outrora tentou comprar a Time Warner estaria preparando o terreno para que seus filhos Lachlan e James assumissem os negócios da família, mas ambos já haviam sinalizado que pretendiam coordenar uma companhia bem menor. Isso posto, num primeiro momento a intenção seria manter o núcleo da News Corp., que responde pela Fox Sports e jornais como o The Wall Street Journal e o New York Post e a Fox News, e vender todo o restante para quem pudesse pagar. Dessa forma, manter uma empresa menor e mais centralizada seria o melhor a fazer para bater de frente com companhias como Google, Amazon e Facebook, que cresceram muito no setor nos últimos anos.

E é aí que a Disney entra. Segundo informes ambas as partes estavam negociando como se daria o processo, mas é certo que tudo o que não for relacionado a notícias e esporte sairia das mãos de Murdoch e passaria para as de Iger. Ambas as companhias interromperam as conversas algumas semanas atrás de modo a avaliar os prós e contras de tamanha jogada, e ao que consta o processo de aquisição pela Disney foi posto em standby e não se sabe se a negociação será retomada. Para todos os efeitos, não houve negócio ao menos por enquanto.

Claro que a negociação chamou a atenção de todo mundo principalmente por permitir que a Disney reunisse finalmente a quase totalidade dos direitos dos personagens da Marvel sob sua asa, especialmente as marcas X-MenQuarteto Fantástico mas o buraco é muito mais embaixo. Caso a negociação fosse concluída a casa do Mickey assumiria o controle de inúmeras franquias pertencentes à 20th Century Fox (não confunda, 21st é o conglomerado, 20th é o nome das duas subsidiárias de cinema e TV), tais como:

  • Os Simpsons;
  • Futurama;
  • Family Guy;
  • American Dad;
  • Buffy;
  • Alien;
  • Predador;
  • Avatar;
  • Duro de Matar;
  • Planeta dos Macacos;
  • A Era do Gelo;
  • Kingsman;
  • Arquivo X, etc.

Isso sem contar obras individuais de TV e cinema como The Orville, Cosmos: A Spacetime Odyssey, How I Met Your Mother e várias, várias outras propriedades intelectuais. A Disney teria consolidado o domínio do mercado de entretenimento, com quase 40% do market share de cinema nos Estados Unidos e bem à frente dos principais concorrentes como Warner e NBCUniversal, o que caracterizaria uma ameaça ao livre mercado pela possibilidade do surgimento de um monopólio, o que prontamente viria a ser combatido ou minimizado pelas leis antitruste.

Vale lembrar que o negócio entre a Time Warner e a AT&T ainda não foi concluído, entre algumas das condições impostas as partes tiveram que ceder o acesso da HBO à concorrente direta T-Mobile; é possível que de forma a autorizar a aquisição a Disney seria obrigada a vender alguma subsidiária valiosa como a Blue Sky Studios, a Fox Broadcasting ou a Endemol por exemplo, e/ou as ações que a Fox detém de outras empresas como Hulu (30%) e National Geographic (73%).

De qualquer forma, as negociações estão no gelo e ao menos por enquanto a situação não deverá progredir muito, mas tudo pode acontecer. Procuradas, Disney e 21st Century Fox não teceram comentários.

Fontes: CNBC e Bloomberg.

relacionados


Comentários