Sony já é mais popular do que a Nikon no LensRentals

Primeiro, vamos colocar aqui uma realidade que não é conhecida por todos. Principalmente se você mora fora de um grande centro urbano. Existe um mundo maravilhoso e avançado de aluguel de equipamentos de vídeo e fotografia. Sim, empresas com câmeras de alta tecnologia e lentes caríssimas que alugam esses equipamentos por uma pequena parcela de seu preço. Sabe aquela lente de cinema que custa 25 mil reais? Então, pouca gente pode comprar, mas é possível alugar. Conheço muito profissional que possui equipamento básico e sempre aluga coisas top para fotografar seus eventos ou para filmagens. É um modelo de negócio viável. Infelizmente não existe uma empresa assim aqui na região.

Uma das mais famosas empresas desse segmento nos Estados Unidos é a LensRentals. Eles são referência dentro do negócio e todo ano eles liberam uma lista dos equipamentos e acessórios mais utilizados pelos seus clientes. Na realidade é uma das formas de medir a popularidade de um equipamento. Quer ver um exemplo que como vale a pena alugar uma lente para fotografia ou vídeo. A lente Sigma 24-70mm f/2,8 art nos Estados Unidos custa US$ 1.300,00. Na LensRentals você pode alugar ela por 7 dias pagando US$ 80,00.

A conclusão da lista de 2017 é que a Sony agora é a segunda empresa mais popular no serviço de aluguéis. Em 2016 já havia essa indicação de crescimento da marca e ela foi confirmada neste ano. A Canon ainda é a marca mais popular, mas a Sony está ali em amplo crescimento.

Uma das explicações é que as câmeras da Sony são muito utilizadas por quem faz vídeo, ainda mais com a extrema qualidade dos últimos lançamentos da empresa. Os clientes da empresa que fazem vídeo com equipamentos Sony são o dobro dos clientes que usam Nikon para o mesmo fim. Mas, não é só em vídeo. De um modo geral todos os aluguéis Sony (para vídeo ou fotografia) superam a Nikon.

Outro dado interessante é que os aluguéis de lentes Sigma cresceram 20% em 2017. Reflexo da alta qualidade das lentes Sigma série Art (quem já usou a série Art sabe do que estou falando).

Atualmente a Sony domina 50% do mercado de sensores fotográficos e está tendo grande lucro com o negócio de fotografia. Tanto as câmeras A9 quanto A7R III foram grandes sucessos de crítica. Eles tem saúde financeira e tecnológica suficiente para peitar os dois grandes fabricantes mundiais. Quem sai ganhando com essa briga é o consumidor.

Fonte: Petapixel

 

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar