Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fuji ProValue 200 descontinuado no Brasil

Fuji ProValue 200 descontinuado no Brasil

14 anos atrás

A notícia é um pouco velha, mas só agora chegou a meu conhecimento. Alguns amigos me passaram a informação de que as lojas de materiais fotográficos estavam trabalhando apenas com os atuais estoques do filme Fuji ProValue 200 e que a Fuji do Brasil não vai renová-los, pois a película estava sendo descontinuada no País. Fiquei assustado, pois estava procurando lojas on-line para comprar duas caixas da película e todas mostravam a informação de que o produto estava indisponível. Procurando informações pela internet encontrei um tópico no Forum Mundo Fotográfico que discutia sobre a questão.

Infelizmente a informação se mostrou verdadeira quando um dos membros do fórum ligou para o 0800 da Fuji e a atendente confirmou o que os lojistas estavam informando. Agora a Fuji vai trabalhar no Brasil apenas com os filmes Provia Chromo 100, Superia 100 e Superia 400, Velvia Chromo e Reala (esses são em formato 135mm). O que posso dizer é que isso se mostra uma grande perda para o mercado nacional. Claro que a fotografia digital está avançando a passos largos, mas o mercado de filmes fotográficos ainda se mantém lucrativo e o investimento na pesquisa de novas películas ainda é praticado pelos fabricantes.

Para quem não conhece, o Fuji ProValue 200 é um filme profissional com um ótimo custo benefício. Era barato e têm uma incrível reprodução de cores. Ótimo para eventos sociais e fotografia de Book. Porém, a maior qualidade dele, a meu ver, era a baixa granulação nas fotografias. Se compararmos com os filmes da Kodak do mesmo nível (ProImage 200) vamos notar a diferença entre as granulações. Essa decisão abre um vácuo no mercado dentro dessa categoria de filme. Quem sai ganhando é a Kodak que ainda mantém sua categoria profissional de baixo preço.

relacionados


Comentários