Meio Bit » Arquivo » Engenharia » A arte do polvo é arte de verdade!

A arte do polvo é arte de verdade!

Recifes artificiais são criados toda hora, mas dessa vez um grupo de artistas preparou algo épico, que causará muitos ataques cardíacos no futuro próximo e intrigarão totalmente os alienígenas em uns 30 mil anos.

6 anos atrás

anthropocene-concrete-beetle-underwater

Nós humanos adoramos encher os oceanos de lixo, e isso é péssimo, nossas lagostas já estão vindo temperadas com plástico, mas ironicamente há um tipo de despejo que é extremamente bem-vindo pela fauna marinha: naufrágios.

O Oceano tem um déficit enorme de moradia, animais marinhos que não querem virar janta procuram lugares apertados para se esconder, e navios afundados são excelentes para isso. Em muito pouco tempo um navio se torna um recife artificial vicejando de vida.

É comum carros, aviões e navios serem afundados propositalmente para formar recifes. Nesses casos eles são limpos de materiais poluentes, como combustível e lubrificantes. Já afundaram até um porta-aviões, o USS Oriskany. Foram dois anos de preparação, até que em 2006 ele foi afundado, mais de 30 mil toneladas:


USSships — USS Oriskany sinking

Por algum motivo recifes artificiais são muito populares entre artistas, há toneladas de estátuas submersas que serão cobertas pela fauna marinha e em alguns séculos deixarão arqueólogos muito intrigados. O Fusca lá de cima é até fácil, quero ver em 30 mil anos cientistas alienígenas tentando entender isto:

inertia_mexico_clean_jason-decaires-taylor_sculpture

Mais complicado ainda será entenderem o projeto BVI Art Reef, criado por um bando de artistas que se uniram para criar um novo recife nas Ilhas Virgens Britânicas.

O projeto envolve afundar o Kodiak Queen, um navio histórico, um dos cinco últimos sobreviventes de Pearl Harbour. Só que não é apenas isso. Eles foram além. Adicionaram uma decoração especial ao Kodiak:

steel-kraken-coral-bvi-art-reef-2-59e89778861d7__880

steel-kraken-coral-bvi-art-reef-15

Montado em uma estrutura gradeada que logo será coberta por corais, uma gigantesca estátua de um polvo… gigante. Grande mesmo. A visão será espetacular, imagine quantos ataques cardíacos mergulhadores desavisados terão quando perceberem um polvo camuflado espreitando enquanto exploram um insuspeito navio?

steel-kraken-coral-bvi-art-reef-19


The Kodiak Queen from Rob Sorrenti

Fonte: Bored Panda.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários