Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Ian Treherne — um fotógrafo quase cego

Ian Treherne — um fotógrafo quase cego

Série intitulada More Than an Image 2017 tem por objetivo apresentar curta metragens sobre a história de fotógrafos que superaram grandes obstáculos em suas carreiras.

6 anos e meio atrás

ian_treherne1

Em 2009 eu tive uma experiência única na fotografia. A Oficina Cultural de Presidente Prudente estava oferecendo um workshop de fotografia com Marici Mesquita Bonassa. Ela é fotógrafa amadora, já chegou a publicar um livro com suas imagens, mas não é famosa. Porém, Marici possui uma característica que não é muito associada à fotógrafos: ela é cega. Incrível pensar como uma pessoa que não consegue ver pode se tornar alguém que registra imagens. Parte do workshop foi fotografar da maneira que ela vê o mundo. Todos foram vendados e orientados a sentir o mundo pelo cheiro, tato, sons e fotografar essas sensações. Uma grande agonia no começo, mas depois passamos a entender essas pessoas especiais.

Assim como Marici, existe uma quantidade gigantesca de fotógrafos cegos ao redor do mundo. Pessoas que fotografam com os outros sentidos, mas que não ficam devendo nada aos fotógrafos com a vantagem da visão. Se você ficou curioso sobre esses artistas, então é só procurar por blind photographers no Google para conhecer um pouco desse mundo. A experiência foi tão marcante que até hoje eu faço essa brincadeira com meus alunos. Uma forma de abrir as fronteiras do olhar para outras possibilidades.

Essa pequena introdução foi para poder falar de uma iniciativa do canal Wex Photo Video que está colocando no ar uma série intitulada More Than an Image 2017. A série é composta por 5 curta metragens que terão como destaque fotógrafos extraordinários que tiveram que superar grandes dificuldades para poder colocar em prática a sua fotografia.

ian_treherne

Ian Treherne é um fotógrafo de retratos. Ele não é cego, mas aos 15 anos foi diagnosticado com retinite pigmentosa, uma doença hereditária que vai aos poucos destruindo a visão da pessoa afetada. Embora ainda veja alguma coisa, Ian está condenado a perder toda sua visão em algum momento de sua vida. Mas, não é só isso. Como portador da síndrome de Usher, além da retinite ele também nasceu com um quadro de surdez quase total.

Segundo ele ser surdo e cego vem com muito isolamento. Isso causa muita ansiedade e estresse. A fotografia me permite participar do mundo e me conectar com as pessoas.

O vídeo de Ian Treherne já está disponível. Você também pode dar uma olhada em seu site, Facebook, Twitter e Instagram. Vale a pena.


Wex Photo Video — The Blind Photographer | More Than An Image

relacionados


Comentários