LEGO vai lançar em novembro coleção Mulheres da NASA

mnasa1

De uma coisa podemos ter certeza: o elenco do próximo filme do LEGO vai ficar mais interessante. A empresa, que sempre lança kits legais como o do Saturno V, que mandaram para todos os sites gringos mas não pro MeioBit então é uma droga só que não foi um deles, mas agora a homenagem é pessoal.

A idéia era homenagear mulheres da NASA, com isso incentivar meninas a se interessarem por STEM, aquela sigla que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Vocês não, Humanas.

Depois de muita discussão escolheram os nomes, e os kits que começarão a ser vendidos em novembro homenageiam:

mhamilton

Margareth Hamiltona cientista da computação que não escreveu sozinha todo o software da Apollo 11, ela coordenou a equipe, criou processos e metodologias de código robusto e salvou a missão quando um bug fatal foi contido graças a suas rotinas com regras draconianas de gerenciamento de recursos.

Mae Jemison — cientista, primeira astronauta negra, uma das muitas profissionais inspiradas por Nichelle Nichols em Star Trek. Além de ter voado no Space Shuttle a Dra Jemison ainda teve a honra de voar na Enterprise. Ela apareceu em uma ponta em um dos episódios de Star Trek: TNG.

Sally Ride — médica e primeira mulher astronauta americana, a que teve que responder quando os engenheiros perguntaram se 100 absorventes eram o suficiente pra uma missão espacial. Sally também foi a primeira lésbica no espaço mas a NASA a fez esconder isso até quase o dia de sua morte.

Nancy Roman — conhecida como Mãe do Hubble, foi a primeira mulher a ter um cargo executivo na NASA. Em 1961 se tornou Chefe de Astronomia, isso em uma época onde prédios como o Controle de Missão nem tinham banheiros femininos.

Antes que alguém pergunte e já respondendo à problematização da militância, no projeto original foram cinco escolhidas, mas Katherine Johnson não aceitou a homenagem e proibiu o uso de sua imagem nos kits.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples