Meio Bit » Cultura » Saiba como rodar o YouTube em segundo plano no Android e iOS

Saiba como rodar o YouTube em segundo plano no Android e iOS

É uma gambiarra, mas funciona: você não precisa de uma assinatura mensal para utilizar o YouTube em segundo plano em seu smartphone, basta seguir alguns passos simples.

6 anos atrás

youtube-19

Um dos recursos que os usuários do YouTube mais gostariam de ter e que a plataforma nunca introduziu é a possibilidade de executar vídeos em segundo plano, já que em muitas ocasiões gostaríamos de apenas ouvir o conteúdo quando não podemos prestar atenção na tela. Sempre tivemos esse tipo de relacionamento com a TV e como o YouTube se posiciona como sua sucessora legítima, nada mais justo.

O problema: há interesses comerciais para que tal funcionalidade seja implementada. Parceiros do YouTube, principalmente gravadoras sabem que o alcance do YouTube seria muito maior do que outros serviços de streaming como Spotify, Deezer, Apple Music e cia. se o app suportasse a execução do áudio sem o app estar aberto, portanto não é interessante oferecer o recurso de graça. O YouTube Red, que é um serviço de assinatura destinado a oferecer uma navegação sem anúncios (além de oferecer conteúdo exclusivo) seria em tese o meio pelo qual o YouTube ofereceria tal ferramenta, mas ela não deu as caras e o Red acabou fundido ao Google Play Music, de modo a eliminar redundâncias.

Recentemente surgiram rumores de que um novo serviço, chamado YouTube Plus possa vir a de fato oferecer a execução em segundo plano, mas todos concordam que quando ela chegar o será mediante pagamento de assinatura. Só que você não precisa abrir a carteira, apenas executar uma ou outras gambiarra em seu dispositivo móvel.

O segredo é utilizar o YouTube diretamente no navegador. Alguns deles permitem execução de áudio de sites em segundo plano através dos controles de áudio fornecidos pela Bandeja de Notificações do Android ou a Central de Controle do iOS, e por incrível que pareça o YouTube não é exceção, desde que se use o app certo.

No Android o processo é bastante simples e depende apenas do Chrome:

  • abra o site do YouTube no navegador e mude o modo de exibição para desktop;
  • o Chrome vai pedir autorização para enviar notificações, aceite;
  • abra o vídeo que deseja ouvir e saia do Chrome, sem encerrá-lo;
  • acesse as notificações e o controle de execução vai aparecer, dê play no vídeo por lá.

Já o iOS depende da instalação de um outro navegador, já que o Safari e o Chrome não suportam tal modo de execução. O ideal é o Dolphin Web Browser e uma vez instalado:

  • abra o YouTube no navegador;
  • execute o vídeo que deseja ouvir e saia do app, sem encerrá-lo;
  • acesse a Central de Controle em seu iPhone ou iPad e retome a execução do vídeo.

E é isso, curta sua trilha sonora via YouTube em seu smartphone ou tablet favorito sem ter que morrer em alguns tostões.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários