Meio Bit » Games » Como economizar espaço no HD sem perder performance

Como economizar espaço no HD sem perder performance

Se você quer reduzir o tamanho dos jogos (ou de arquivos em geral) no HD do seu computador e sem perder desenho, conheça o compactGUI, uma interface para um método que está presente no Windows 10.

6 anos atrás

hd

Com a distribuição digital tendo chegado para ficar e o tamanho dos jogos ficando cada vez maior, muita gente tem quebrado a cabeça para conseguir ter no HD todos, ou pelo menos boa parte, dos títulos que possui. Eu por exemplo tenho um de 4 TB que está entupido de games e isso porque já andei desinstalando muitos que estavam por lá.

Quando isso acontece costumamos cogitar a compra de um novo disco, mas como nem todos estão dispostos a fazer isso, uma solução seria usar o utilitário Compact, que está presente no Windows 10. Funcionando de maneira um pouco diferente do WinRAR ou do WinZip, neste sistema os arquivos continuam sendo mostrados no Explorer, com eles sendo descompactados em tempo real.

O grande problema deste método é que ele precisa ser executado por linha de comando, o que afasta o interesse de muitos, mas felizmente agora temos uma bela alternativa. Funcionando como uma interface gráfica para o método da Microsoft, o CompactGUI está sendo adotado por muitos jogadores que querem economizar espaço em seus HDs e o motivo é bem claro.

compactguiAcontece que além de fazer com que muitos games fiquem bem menores no disco, os usuários descobriram que desde que o processador utilizados não seja muito antigo, praticamente não há perda de performance ao executar jogos compactados desta maneira e os relatos feitos no Reddit são impressionantes.

Por lá há pessoas dizendo que economizaram 15 GB na pasta do Origin, outras afirmando que o seu Total War Warhammer 2 ficou 8 GB menor e o mais impressionante de tudo é que no geral, sem que os jogos tenham começado a rodar pior. Na verdade, em HDs mais antigos é possível até conseguir algum ganho, já que os arquivos menores seriam carregados pela memória RAM.

Contando com quatro métodos de compactação, é importante que aqueles que forem usar o CompactGUI para jogos evitem o que diminui os arquivos ao extremo, já que isso pode impactar na performance e para ter uma noção do quão menores os jogos ficarão, recomendo dar uma olhada nesta página. Lá podemos ver por exemplo que enquanto um Call of Duty: Modern Warfare diminuirá apenas 168 MB, existem jogos como o Final Fantasy X/X-2 HD que cairão de 37 GB para impressionantes 4,6 GB; ou o Quantum Break, que após passar pela compactação sofrerá uma redução de 67 GB para 15 GB.

Na verdade, o resultado descrito é tão impressionante que parece bom demais para ser verdade e como ainda não consegui realizar alguns testes por aqui, confesso que ainda estou um pouco cético. Porém, com tantas pessoas elogiando o método, acho que vale a pena lhe dar uma chance.

Fonte: PCGamer.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários