Meio Bit » Arquivo » Segurança » Então… Temer comete o mesmo erro da Dilma e não liga pra criptografia

Então… Temer comete o mesmo erro da Dilma e não liga pra criptografia

O Brasil é incrível. Nada muda e mesmo assim as coisas conseguem piorar. A novidade da vez é que o presidente Temer, que teve os números de celular vazados… pela Câmara dos Deputados, tem a sua disposição telefones criptografados seguros. Mas não usa. e não, não é déjà vu. Você já leu essa história antes…

6 anos atrás

daniel__s_facepalm_by_xaikanokurayami

O Brasil não é pra amadores. Disso a gente já sabe, mas ele sempre dá um jeito de reforçar essa idéia. Nada funciona direito aqui, nem o crime é organizado. No Brasil tudo é possível, inclusive em uma trollagem sensacional a Câmara dos Deputados divulgar um documento com o conteúdo do celular do Geddel Vieira, e no pacote tornar público o email pessoal e números de celulares particulares do Presidente da República.

Isso mesmo. O Globo chegou a ligar e falar com o presidente. Obama penou 8 anos com um BlackBerry, mesmo Trump só conseguiu um celular com Twitter instalado e mais nada, as comunicações oficiais continuam sendo feitas pelo aparelho antigo.

Agora pra piorar, surge a notícia de que Temer não usa o telefone criptografado disponibilizado pra ele pela ABIN.

Isso mesmo. Existe uma rede de telefones seguros, com os quais o presidente e seus assessores mais estratégicos podem se comunicar sem medo de interceptação. Do MST, claro, a NSA grampeia fácil mas eles tem mais o que fazer.

Alguns ministros aceitaram o aparelho criptografado, outros declinaram da oferta. Isso mesmo, assim como Temer, eles preferem usar celulares de loja com chips comprados no jornaleiro, a lidar com um sistema mais complicado.

Agora imagine se essa gente lidasse com códigos nucleares.

O pior é que comprova mais uma vez que o Brasil patina na lama. Nada muda, nada avança. Alguns anos atrás nós publicamos quase exatamente a mesma matéria, mas quem não usava celular criptografado por pirraça era a Dilma.

Portanto, crianças, não tenham pena quando aparecerem notícias de políticos grampeados gravados interceptados. Eles estavam pedindo por isso. Bem-feito é pouco.

relacionados


Comentários