Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Inventor da câmera digital recebe Doutorado honorário

Inventor da câmera digital recebe Doutorado honorário

14 anos atrás

Eu já tinha comentado por aqui em outros textos em como a Kodak perdeu o bonde da história em não investir logo de início na fotografia digital. Os altos executivos da empresa não acreditavam que o filme fotográfico fosse perder sua importância e pregavam que a fotografia digital nunca seria um produto de massa por conta do alto custo e da baixa qualidade que encontrávamos nos primeiros equipamentos. Isso é nó mínimo esquisito, vindo de uma empresa que se construiu apostando nas inovações tecnológicas na fotografia.

Fica mais complicado ainda quando lembramos que foi nos laboratórios da Kodak que se montou o primeiro dispositivo de captura de luz através de sensores de imagem. Steven Sasson, um recém formado engenheiro de 25 anos de idade, montou em 1975 um dispositivo de captura de imagem com 0,01 megapixels que usava como forma de armazenamento de dados uma fita k7. A invenção foi patenteada em 1978. Na época, a criação não passava de uma curiosidade e acabou meio que esquecida nos porões da empresa.

Agora, 34 anos depois, a Universidade de Rochester reconheceu a contribuição de Steven Sasson e concedeu a ele um Doutorado Honorário pela sua invenção. Segundo as palavras do Presidente da Universidade, Joel Seligman, "A idade da fotografia em filme para o consumidor nasceu em Rochester, na Kodak, por isso é particularmente gratificante constatar que esta nova era da imagem digital também foi criada na Kodak, através da inovação e prospecção de Steve Sasson e seus colegas. Estamos orgulhosos de reconhecer esta importante conquista, e estamos ansiosos para o constante aperfeiçoamento de tecnologias que continuará a  se desenvolver nas décadas por vir”

Quando falamos da história da fotografia, sempre caímos em uma dúvida se ela foi inventada ou descoberta. Isso porque o desenvolvimento de várias ramos da ciência (física e química) foram utilizadas para termos a primeira fotografia criada por Joseph-Nicéphore Niépce em 1826. No caso da fotografia digital já foi um pouco diferente. O conceito básico foi formulado por Steven Sasson e só duas décadas depois foi aperfeiçoado para que pudesse se tornar um produto viável para o consumidor. Se eu fosse um dos executivos da Kodak que achou isso apenas uma curiosidade estaria agora me sentindo muito mal.

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários