Meio Bit » Arquivo » Internet » Google lança Social Search

Google lança Social Search

14 anos e meio atrás

Semana passada, Microsoft e Google anunciaram um acordo com o Twitter para trazer as curtas mensagens aos seus respectivos buscadores. A Microsoft saiu na frente, e apresentou, no mesmo dia, uma busca do Twitter integrada ao Bing. Já o Google fez mistério, e prometeu um tal de Social Seach, que traria não apenas resultados do Twitter, mas de outras redes sociais.

Ontem à tarde, o Social Search foi lançado em caráter experimental. Por enquanto, ele só funciona se for ativado no Google Labs, e na versão americana do buscador. Em breve deve ser promovido a recurso nativo, mas, por ora, só assim para experimentar a última novidade de Brin e Page.

Diferente do que se eu imaginava, o Social Search não faz uma varredura genérica em redes sociais. Ele busca informações relacionadas ao termo pesquisado nos perfis dos seus contatos. Sim, é o Google Profile (lembra?) mostrando mais uma utilidade, e das boas. A pesquisa restringe-se ao que seus contatos cadastraram nos seus respectivos perfis, ou seja, as redes sociais, blogs e endereços que eles inseriram no perfil.

Assim, a busca ganha duas características bastante apreciáveis: humanidade, e relevância. Afinal, em muitos casos é muito melhor saber o que seu amigo cinéfilo achou de um filme, do que opiniões de críticos chatos de cinema. Ou, ainda, saber sobre um país através das palavras, fotos e vídeos de um colega, do que pela Wikipedia.

Por ora, o Social Search aparece em algumas pesquisas, no rodapé da página. Assim:

google-social-search-20091027

É possível expandir a busca, basta clicar no link acima. Nesses resultados expandidos, é possível ainda filtrar os resultados por contato.

filtro-contato-google-social-search-20091027

Agora é questão de tempo até o Social Search ser promovido ao Google “normal”. O serviço mostra-se útil, e provavelmente impulsionará a atualização dos perfis no Google Profiles. A Microsoft pode ter saído na frente com o Bing Twitter, mas o Google, com o Social Search, dá um passo mais largo que a rival nessa guerra entre buscadores.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários