Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Como criar e gerenciar predefinições no Lightroom

Como criar e gerenciar predefinições no Lightroom

Você sabe o que são predefinições (presets) no Adobe Lightroom? Veja esse pequeno tutorial de como criar, importar e exportar predefinições no Lightroom.

6 anos atrás

Eu nunca gostei muito de edição de imagem. Como todo fotógrafo da antiga o meu barato é fotografar e não editar. E por conta disso, na minha concepção, todo problema da foto deve ser resolvido na hora da fotografia. Conheço muita gente que prefere resolver os problemas na hora da edição, mas é um tempo que eu não quero perder na frente do computador. Quando comecei a migrar do filme fotográfico para o digital, o photoshop era uma necessidade. Era um mundo novo, pois agora eu era responsável pelo trabalho do laboratório fotográfico. Para falar a verdade eu nunca me adaptei totalmente ao programa.

Depois, a Adobe teve a incrível ideia de lançar um programa específico para fotógrafos (já que o photoshop é uma ferramenta de design com algumas funcionalidades voltadas para a fotografia). O Lightroom se encaixou direitinho no fluxo de trabalho da fotografia, pois ele criava a possibilidade de economizar tempo. E tempo é importante para o fotógrafo profissional. Ele é muito mais intuitivo do que o Photoshop e possui ferramentas poderosas.

O vídeo abaixo foi resultado dos questionamentos de uma aluna. Ela estava lendo o texto de um fotógrafo e ele falava muito em presets para o lightroom. Ela não sabia o que era isso e me perguntou. Foi nesse momento que me lembrei da deficiência da maioria dos profissionais que ensinam a manipular programas de edição de imagem. Eles estão tão avançados no conhecimento que as vezes se esquecem de explicar as coisas mais simples. Me lembro de minha primeira aula de photoshop quando o instrutor falou para turma que para começar a edição era necessário duplicar a camada. Levantei a mão e perguntei como fazia isso. Ele me olhou como se eu fosse um alienígena.

No vídeo abaixo você vai aprender a criar, importar e exportar predefinições (presets) do Lightroom. Qualquer dúvida sobre fotografia pode ser enviada via comentários ou pelo e-mail [email protected].


Gilson Lorenti — Como importar e criar Predefinições no Lightroom

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários