Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook introduz função que promove doações de sangue na Índia

Facebook introduz função que promove doações de sangue na Índia

Facebook implementa na Índia ferramenta que visa estimular a doação de sangue no país; função facilita a conexão entre doadores e organizações que precisam de ajuda.

6 anos atrás

O Facebook acaba de introduzir uma nova funcionalidade que pode vir a ser realmente muito útil: desde o último domingo (01/10) a rede social permite que usuários da Índia se registrem como doadores de sangue, de modo a ligar cidadãos e instituições de saúde diretamente e estimular as doações no país.

De acordo com o comunicado oficial do Facebook, os administradores da rede perceberam que a Índia, assim como muitos outros país (incluindo o Brasil) possuem um déficit preocupante em seus estoques de sangue. Nesse caso em específico a companhia informa que milhares de indianos solicitam doações através da plataforma todas as semanas, e de modo a conscientizar os usuários e ao mesmo tempo utilizar de seu alcance e influência o Facebook desenvolveu essa nova ferramenta, que facilitará o contato entre um potencial doador e instituições que precisam de samgue novo (OK, essa foi péssima).

Como funciona? Desde o último domingo (para coincidir com o Dia Nacional do Doador de Sangue) os usuários indianos do Facebook podem atualizar suas informações de perfil com seu tipo sanguíneo e optar por compartilhar sua posição como doador. A opção padrão é manter o status como privado, opt-in como deve ser pois mesmo que ele tenha o desejo de doar, é sua decisão quando deverá fazê-lo. O usuário também poderá compartilhar seu status, se assim desejar para motivar seus contatos a fazerem o mesmo.

Uma vez que o usuário atualize seus dados e opte por compartilhar seus status de doador na rede, ele será conectado mais facilmente a instituições de saúde, como hospitais e bancos de sangue que precisem repor seus estoques. As solicitações de doação são baseadas em sua localização, e cabe ao usuário responder ou não à notificação seja via telefone, WhatsApp ou Messenger. Ele também terá a opção de compartilhar a postagem com seus amigos e dessa forma conscientizar mais pessoas.

A intenção do Facebook não é apenas conectar indivíduos (por exemplo, quando alguém solicita doações para um paciente específico) e sim doadores com hospitais, centros cirúrgicos e bancos de sangue, de modo que estes entendam que a necessidade de sangue para transfusões é permanente e muitos países sofrem com baixos estoques. É uma forma de estimular os usuários da rede social a se tornarem doadores permanentes, visto que na Índia é preciso uma média de 38 mil doações diárias para combater os estoques de sangue em estado de penúria, segundo o Facebook.

E claro, se o teste for bem sucedido nada impede que a ferramenta seja introduzida em mais países, Brasil incluso. Esta seria uma iniciativa muito bem-vinda por aqui.

Fonte: Facebook.

relacionados


Comentários