Resenha — Inumanos

inumanos

Quando Agentes da SHIELD surgiu tivemos a ilusão de que a série seria uma extensão do Universo Cinematográfico Marvel. Afinal, estava todo mundo lá, Coulson, Nick Fury, Agente Carter… com o tempo percebemos que Kevin Feige ODEIA televisão, a série cada vez mais se afastou do cinema e tudo que temos são migalhas.

Isso acontece com as outras séries também. O Universo Marvelflix é pior ainda, tudo do cinema é cenário de fundo, referenciado indiretamente. Essa postura covarde se espalha por outras séries, e é um dos pontos ruins de Inumanos. Em um mundo onde o Deus do Trovão luta contra alienígenas nos céus de Nova York e cidades caem do céu, as pessoas se espantam e intrigam com o Raio Negro aparecendo em Honolulu.

Inumanos tem vários problemas, quase todos decorrentes da série ter sido produzida a toque de caixa para pegar espaço nos cinemas iMax. Foi uma decisão terrível, há falhas de edição gritantes, a cenografia é paupérrima e como comentaram num blog gringo, as roupas da Família Real de Attilan parecem ter sido compradas em um brechó.

Quem são os Inumanos.

Segundo a teologia Marvel muito tempo atrás a Humanidade foi geneticamente modificada pelos Celestiais, que incluíram em nosso DNA potencial para nos tornarmos criaturas incríveis. O Império Kree fez experimentos com humanos para acessar esse potencial, mas acabaram desistindo. Os resultantes desses experimentos são os Inumanos, criaturas que depois de expostas a Cristais Terrigen são alteradas e ganham superpoderes dos mais variados tipos.

Nada disso é mencionado na série, que começa com uma inumana sendo perseguida e morta por soldados no Hawaii. Na Lua, na cidade secreta de Attilan a Família Real segue sua vida, escolhendo entre a população de baixa casta jovens que experimentarão os cristais. Se desenvolverem poderes, ótimo. Se não, vão trabalhar nas minas. Sim, a série já começa com uma postura extremamente antipática para os protagonistas.


Space Trailers — INUMANOS | Trailer (2017) Legendado HD

Maximus, o Príncipe-Traíra não tem poderes mas é da família real então vive no palácio, cheio de inveja e ressentimento, como qualquer um descobriria conversando 2 minutos com ele. Raio Negro, o Rei é mudo, ou melhor, não pode falar, sua voz é poderosíssima e ele desintegrou os pais sem-querer quando era criança, em uma das poucas cenas realmente legais da série.

Ele é casado com Medusa, uma inumana com cabelos incrivelmente poderosos que ela usa para lutar e esganar Maximus, além de matar de constrangimento todo mundo que testemunha a computação gráfica de 1998 que usaram. Medusa é derrotada por uma maquininha de cortar cabelo daquelas que a gente compra no camelô.

Inumanos tenta começar logo com a ação, mas o resultado é que vemos uma família real ser deposta sem que a gente tenha tempo de se importar com eles. Acabam dando mais espaço até para a Crystal, uma adolescente inumana estranhamente millenial que está disputando com Robin, o Menino-Refém o título de sidekick mais inútil.

A família real acaba indo parar na Terra, mas misteriosamente Dentinho, o inumano teleportador que é um Pug gigante consegue viajar pelo Universo com precisão milimétrica mas deixa cada um em um lugar diferente, pelo visto ele leu o script e sabe que precisam do drama de tentar se reunir de novo.

Raio Negro, em uma kibada desnecessária do desnecessário Highlander 2 decide que precisa de roupas novas, entra em uma loja, é atendido por uma vendedora prestativa e claro, sai sem pagar. A polícia chega, ele é preso mas parece não ligar. Não faz sentido nenhum a atitude do personagem.

Agora Maximus comanda Attilan, manda soldados para caçar a família real na Terra e zzzzz…

NENHUMA mençào ao resto do Universo Marvel, ou mesmo à SHIELD, e olha que farão um crossover com Agentes da SHIELD.

Momento Vergonha Alheia

Os inumanos constantemente capturam robôs humanos, impedindo que descubram o campo de invisibilidade de Attilan. Um dos personagens está examinando um desses robôs, comenta “huh, ainda usam lítio” enquanto segura a “bateria”.

vlcsnap-error154

Isso mesmo. a “bateria” de um robô lunar altamente avançado da NASA usa como conector um cabo RCA A/V. O povo de Attilan? Recolheram um monte de figurantes de algum depósito, jogaram no cenário com a roupa que estavam usando e tá muito bom.

vlcsnap-error130

Uma falha gritante é que há zero exposição, ninguém explica os poderes dos Inumanos. Gorgon por exemplo gera ondas sísmicas com seus cascos, ele tem pés de boi.

vlcsnap-error660

Ou não, às vezes ele aparece de botas normais, e em outras, como na continuação imediata da cena acima, ele tira as botas e parece estar de pantufas.

vlcsnap-error930

A necessidade de baratear custos é evidente no figurino. Os vilões usam couro genérico, e para o Raio Negro, um terno. Eu realmente não entendo isso. Uma série que tem um PUG GIGANTE…

vlcsnap-error495

…tem os eternos pruridos de mostrar super-heróis de uniforme. Meu, cês tem um pug gigante, esquece a seriedade, é um gibi, assumam. O Raio Negro ficou legal, não precisava mudar.

vlcsnap-error689

O Inumanos já apareceram em Agentes da SHIELD, fizeram parte de um arco muito legal, agora foi insinuado que eram um grupo que foi deixado para trás. Há toda uma mitologia envolvendo a espécie, a Humanidade já está ciente deles, foi um arco sobre desconfiança, xenofobia e outros temas tão bem explorados pela boa ficção científica.

Até agora os Inumanos da nova série não cativaram, não mostraram a que vieram. É com aquelas revoluções em Burkina Fasso, mas a gente não precisa fingir que se importa, e se você se ofendeu, me mostre num mapa sem usar o Google onde fica Burkina Fasso.

karnak

Sim, o poder do Karnak é achar as falhas em qualquer coisa, mas você JAMAIS deduzirá isso vendo os dois episódios iniciais.

Em conclusão: temos uma ruiva careca, um afro-attilano de proporções avanjadadas e eventuais pés-de-boi e um japa com o poder de ver falhas em tudo (sério) perdidos em Honolulu, sendo caçados por quem quer que estivesse em promoção no saldão da Rent-a-Goon, comandados por uma morena genérica versão homeopática da Gina Carano em Deadpool.

vlcsnap-error263

Inumanos não funciona para quem é fã da Marvel no Cinema, não funciona para quem é fã da Marvel na TV e não funciona para quem é fã da Marvel nos quadrinhos. parece ser uma série tapa-buraco criada para implicar com Agentes da SHIELD, que curiosamente é da mesma ABC, feita com orçamento de conserto de geladeira e má-vontade que vai às raias do ridículo.

Ah sim, como é um programa família, é feio mostrar certas coisas, e o Dentinho não só não tem pinto, como outras partes de sua anatomia também são ausentes. Deve ser efeito colateral dos Cristais Terrigen.

vlcsnap-error119

Por enquanto a melhor versão de Inumanos ainda é a do LEGO.


PlayStation — LEGO Marvel Super Heroes 2 – Inhumans Trailer | PS4

Cotação: 5/5 Framboesas de Ouro, o que não é uma boa coisa.

razzies

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar