Meio Bit » Games » Sabe aqueles cabos HDMI mágicos que prometem melhorar a imagem? Esse funciona.

Sabe aqueles cabos HDMI mágicos que prometem melhorar a imagem? Esse funciona.

Um cabo HDMI que melhora a qualidade das imagens. Quais as chances de isso não ser picaretagem? Em um mundo onde pessoas vendem cabos com proteção contra vírus, ínfimas, eu diria. Mas uma chance ínfima não é zero, e incrivelmente esse tal de mCable cumpre o que promete.

6 anos atrás

601px-snake-oil_salesman_professor_thaddeus_schmidlap_at_enchanted_springs_ranch_boerne_texas_usa_28650a

Existem alguns produtos que a gente escuta falar, os alarmes já tocam. Em se tratando de cabos então, nem se fala. A quantidade de picaretas por metro quadrado é imensa, todos atrás do verde dinheirinho do maior grupo de otários do planeta, audiófilos, gente que compra cabos HDMI com proteção antivirus. ou um cabo ethernet de US$ 10 mil que promete melhorar a qualidade de áudio. No final um sujeito testou cabos de milhares de dólares versus cabides de arame e os audiófilos não conseguiram identificar diferença.

Por isso a idéia de um cabo HDMI que melhora a qualidade de imagem fez alarmes tocarem daqui até Naboo. Não há nada que você possa fazer em um cabo digital para melhorar a qualidade da imagem codificada, a não ser que crie um processador dedicado que trate o sinal, aprimore a imagem e o retransmita e… — foi exatamente isso que fizeram.

O mCable, da Marseille faz exatamente isso. Eles criaram um ASIC (application-specific integrated circuit) que usa upscaling, anti-aliasing e outras técnicas de melhoria de imagem. O truque é que o aparelho de origem precisa estar transmitindo um sinal para o cabo HDMI na resolução original do vídeo, ou próxima disso.

Na outra ponta além do HDMI há uma conexão USB para alimentar o chip que faz toda a mágica. Na área de games o resultado não fica nada a dever aos recursos de anti-aliasing das placas mais avançadas, com uma pequena diferença: o lag do cabo é abaixo de 1 ms, enquanto isso a sua GeForce está se esgoelando no MSAA 8×.

Eu sei, eu sei, é inconcebível que algo assim exista, cabos mágicos são coisa de picaretas. E de qualquer jeito esse custa uma fortuna, certo? Errado. US$ 119,00. Caro pra um cabo, mas não irreal. E ao contrário dos óleos de cobra que vendem por aí, o cabo não serve pra tudo. Eles tem uma versão para filmes e uma para games, que suporta até 1080p120 na ponta de entrada.

A maior prova de que o negócio funciona mesmo é a cara de bunda do Linus, do Linus Tech Tips, percebendo que pela primeira vez não vai poder detonar um produto claramente picareta.


Linus Tech Tips — This $150 HDMI Cable Boosts Image Quality.. WHAT??

Pois é, para tudo há uma primeira vez. Agora estou com medo de tentar baixar mais RAM pro meu PC, vai que funciona…

Fonte: Ars Technica.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários