Meio Bit » Arquivo » Ciência » Projeto da Ubisoft quer ajudar a decifrar hieróglifos

Projeto da Ubisoft quer ajudar a decifrar hieróglifos

Aproveitando a inteligência artificial e a colaboração de pesquisadores, a Ubisoft anunciou o The Hieroglyphics Initiative, projeto cujo objetivo é acelerar a tradução de hieróglifos.

6 anos e meio atrás

assassins-creed-origins

Esta semana a Ubisoft revelou o Discovery Tour, novo modo que nos permitirá fazer um tour virtual pelo antigo Egito no Assassin’s Creed Origins, mas aquela não era a única iniciativa da editora no sentido de tornar a história mais acessível.

Através de uma parceria com o Google TensorFlow, a companhia francesa anunciou o The Hieroglyphics Initiative, projeto que usará a tecnologia de inteligência artificial para iniciar a tradução de hieróglifos, visando assim decifrar uma das linguagens escritas mais antigas do planeta.

De acordo com os idealizadores da iniciativa, a ideia surgiu durante a produção do novo capítulo da série Assassin’s Creed, quando a equipe envolvida com a criação percebeu como era desgastante tentar entender o que os hieróglifos diziam e isso mesmo dois séculos após a Pedra de Rosetta ter sido descoberta.

De acordo com o egiptólogo Perrine Poiron, o projeto criado pela Ubisoft poderá ser de grande ajuda não só para aqueles que estudam o tema, mas também para um novo público que poderá vir a se interessar pela complicada linguagem.

Algo que poderá contribuir muito para que esse objetivo seja alcançado é o fato da The Hieroglyphics Initiative ser um projeto de código aberto, com historiadores e pesquisadores estando convidados a contribuírem com a maior quantidade possível de dados. Assim, se tudo correr bem a iniciativa terá uma quantidade considerável de dados e as traduções poderão acontecer numa velocidade que não era possível anteriormente.

Começamos a compilar dados, desenvolver ferramentas e nos aproximar da comunidade acadêmica em busca de parceiros colaborativos,” diz o site do projeto. “Nosso objetivo é lançar os primeiros resultados no final deste ano, ponto em que abriremos os dados do projeto e a tecnologia a todos.

Como acho que nenhum elogio seria suficiente para dizer o quão bacana é esta ideia do pessoal Ubisoft, vou encerrar o texto por aqui e deixar os comentários para vocês fazerem todo tipo de piadinhas com o projeto vir cheio de bugs ou parte das traduções só serem divulgadas após comprarmos um Season Pass.


Assassin’s Creed Origins: The Hieroglyphics Initiative announcement video

relacionados


Comentários