Meio Bit » Arquivo » Games » Microsoft recusou comprar a Mojang antes de 2014

Microsoft recusou comprar a Mojang antes de 2014

Satya Nadella rrevela em livro que a Microsoft poderia ter comprado a Mojang antes de 2014, mas que o um alto executivo da Gigante de Redmond vetou o negócio.

6 anos e meio atrás

minecraft

Há três anos a Microsoft anunciou um dos negócios mais impressionantes da indústria de games. Por US$ 2,5 bilhões a Gigante Redmond fechava a aquisição da Mojang, desenvolvedora fundada por Markus “Notch” Persson e que havia conquistado milhões de fãs ao criar o popular Minecraft.

O que poucos sabiam é que aquela não havia sido a primeira tentativa da empresa neste sentido, já que quando o atual CEO da Microsoft ainda não havia assumido o cargo, Phil Spencer já mostrava interesse em fechar o negócio. A informação foi revelada recentemente no livro Hit Refresh, onde Satya Nadella conta detalhes dos bastidores.

No início do relacionamento da Microsoft com a Mojang, antes de me tornar o CEO, Spencer apresentou uma oportunidade de comprar o Minecraft, mas o seu chefe na época optou por não seguir adiante. Para alguns, uma rejeição tão visível e de alto nível poderia intimidar, mas o Spencer não desistiu.

 

Bill Gates e Steve Ballmer, que ainda estavam no conselho quando o negócio foi apresentado, mais tarde riram e disseram que inicialmente coçaram suas cabeças, não conseguindo entender a sabedoria do movimento. Agora eles entendem.

Quanto a pessoa que Nadella cita como chefe de Phil Spencer e que teria sido o responsável por vetar o acordo, provavelmente ele se refere a Don Mattrick, então chefe da divisão Xbox e que deixou a Microsoft e meados de 2013. Outros detalhes que não ficam claro na declaração é se chegou a haver uma proposta oficial à Mojang ou se tudo não passou de conversas internas.

O que podemos especular é que caso tivesse investido anteriormente, é provável que a Microsoft tivesse gastado bem menos para fechar o negócio. No entanto, será que Markus Persson teria aceitado vender sua empresa por um valor consideravelmente inferior aos impressionantes US$ 2,5 bilhões?

O fato é que ainda hoje muitas pessoas não entendem como a Microsoft poderia recuperar um valor tão alto, mas com a força do Minecraft continuando no alto e a marca ficando cada vez mais popular, tendo a crer que eles não se arrependeram de abrir os cofres.

Fonte: Yahoo Finance.

relacionados


Comentários