Meio Bit » Arquivo » Games » Problema com a Unity estaria atrasando o lançamento de jogos para o Switch

Problema com a Unity estaria atrasando o lançamento de jogos para o Switch

Problemas com a Unity fazem Playtonic e Airship Syndicate adiarem o lançamento de seus jogos para o Switch e situação joga uma sombra em uma das engines mais populares da atualidade.

6 anos e meio atrás

yooka-laylee

Ontem o pessoal da Playtonic soltou um comunicado que desagradou todos aqueles que esperam o lançamento do Yooka-Laylee para o Nintendo Switch. Nele o estúdio informava que o motivo para o jogo ainda não ter sido lançado para o console era a espera pela chegada da nova versão da engine Unity (5.6). Porém, junto com essa atualização a desenvolvedora descobriu que ela causava diversos problemas de performance no título e por isso eles precisariam de mais tempo de desenvolvimento.

O grande problema é que a dificuldade que a Playtonic está enfrentando com o desenvolvimento não é um caso isolado, já que pelo menos mais um estúdio estaria passando pela mesmo situação. Conforme revelou na sua página no Kickstarter, a Airship Syndicate também teve que adiar indefinidamente o lançamento do Battle Chasers: Nightwar para o Switch e o motivo novamente seria a Unity.

No momento, a versão para o Switch está atrasada e não temos certeza até quando. Estamos esperando algumas atualizações para a Unity que precisamos antes de podermos prometer confortavelmente uma data de lançamento para o jogo. Sabemos que esta é uma versão muito aguardada do Nightwar, então não encaramos esse adiamento levemente, mas a nossa prioridade número um é garantir que a versão que lançarmos atinja os padrões esperados.

No caso do Battle Chasers: Nightwar, o estúdio informa ainda que aqueles que contribuíram com a campanha de financiamento coletivo e que não quiserem esperar por esta versão poderão pedir uma cópia para outra plataforma, mas assim que tiverem alguma novidade sobre o lançamento para o Switch, informarão imediatamente.

Tudo leva a crer portanto que a tão aguarada atualização 5.6 para a Unity tem dificultado bastante o trabalho de algumas desenvolvedoras. Isso é curioso, porque se por um lado com ela os estúdios ganharam gráficos melhores, suporte a API Vulkan e efeitos de iluminação mais realista, por outro parece ter se tornado mais difícil fazer com que os jogos criados com a engine rodem satisfatoriamente no aparelho da Nintendo.

Rodando em praticamente todas as plataformas, a Unity se tornou uma das engines favoritas das desenvolvedoras, mas algo como o relatado pela Playtonic e pela Airship Syndicate poderá ter uma impacto bastante negativo no futuro da ferramenta. Até o momento os responsáveis pelo kit de desenvolvimento não se pronunciaram sobre tais casos, mas como esta atualização foi lançada há seis meses, pode ser que uma nova versão já esteja a caminho.

Fonte: Game Informer.

relacionados


Comentários