Meio Bit » Arquivo » Games » Square Enix quer focar em produzir games como um serviço

Square Enix quer focar em produzir games como um serviço

Para presidente da Square Enix, continuar lançando conteúdo novo para um jogo e oferecer modos multiplayer é algo que a empresa pretende fazer com frequência no futuro. Objetivo seria manter o título relevante por mais tempo.

6 anos e meio atrás

final-fantasy-15

Na sua opinião, qual a melhor maneira para aumentar a vida útil de um jogo? Criar uma obra de qualidade com bastante conteúdo? Ou seria implementar um modo multiplayer e incentivar as pessoas a transmitirem suas partidas para outros assistirem? Pois no caso da Square Enix, essa segunda opção pode até não ser a principal, mas terá papel fundamental no futuro da empresa.

Quem falou sobre o tema foi Yousuke Matsuda, presidente da editora que durante um evento para acionistas deu a seguinte declaração:

Lá se foram os dias em que jogos single-player tinham o status principal e os multiplayer secundário. Ultimamente, os jogos multiplayer tomaram a liderança e se tornaram o padrão para os jogos serem criados para jogatinas a longo prazo. Os termos ‘multiplayer’ e ‘games como um serviço’ por si só existem há muito tempo, mas agora eles tem sido utilizados em referência a game designs que colocam grande ênfase em engajamento a longa prazo.

Segundo o executivo, a ideia é que eles continuem criando jogos que não sejam aproveitados apenas logo após seus lançamentos. Com isso eles acreditam que a satisfação dos consumidores será maior e as vendas continuarão mesmo após vários meses desde suas respectivas chegadas ao mercado.

Quanto a prática de streaming, Matsuda afirma que isso permite que as pessoas se divirtam com um título mesmo sem jogá-los, uma prática que tem crescido graças as novas tecnologias e a popularização dos eSports. Por isso a Square Enix tem um grande interesse na área, mas ele não deu maiores detalhes sobre o assunto.

Com o Final Fantasy XV estando perto de receber uma expansão que nos permitirá jogar com outras pessoas e com o recém anunciado Left Alive contando com alguns elementos online, o discurso de Matsuda não parece ter sido feito da boca pra fora.

Da minha parte, confesso ter sentimentos conflitantes em relação a tudo isso. Por um lado acho muito bacana um jogo continuar sendo atualizado por um bom tempo enquanto recebe conteúdo com o objetivo de nos manter entretidos, como tem acontecido com o FFXV. Por outro lado, acho que falar em adicionar multiplayer em qualquer coisa soa muito superficial, dando a entender que eles não estão preocupados com a qualidade, apenas em oferecer o recurso.

O tempo dirá se essa postura da Square Enix é acertada, mas desde que o tal games como um serviço represente termos jogos com vida útil maior e sem nos extorquir para conseguir isso, sou totalmente a favor.

relacionados


Comentários