Meio Bit » Arquivo » Mobile » Central de Controle do iOS 11 não desliga Bluetooth e Wi-Fi completamente (e a Apple avisou)

Central de Controle do iOS 11 não desliga Bluetooth e Wi-Fi completamente (e a Apple avisou)

Novidade no iOS 11, a Central de Controle não oferece controles absolutos para desligar Wi-Fi e Bluetooth

6 anos e meio atrás

A Apple complicou um pouco coisas que não deveriam sê-las com algumas novidades do iOS 11. Embora o sistema tenha ficado mais esperto e dinâmico, com um grande foco em produtividade para o iPad, a empresa adicionou mais uma camada de ativação de recursos na Central de Controle, que à primeira vista deveria entregar o que promete. No entanto, não é bem o que acontece.

A nova Central de Controle oferece menus personalizáveis e acesso rápido a aplicativos abertos em segundo plano em uma só opção (o gesto de puxar a tela com vários dedos não funciona mais; agora você utiliza o mesmo comando de puxar de baixo para cima até o topo com um dedo), e o usuário pode rapidamente ter acesso a vários programas como opções de espelhamento, alarmes, ativar a câmera e importante, ativar ou desativar conexões como Bluetooth ou Wi-Fi.

Ou assim se pensava: no caso dessas duas últimas opções desativá-las pela Central de Controle não os desliga realmente. Em vez disso, coloca ambos em um modo intermediário, rodando em segundo plano para manter recursos da Apple funcionando.

Por exemplo, desativar o Bluetooth pela Central irá desconectar uma caixa de som ou um fone sem fio, mas manterá a conexão com seu Apple Watch ou Apple Pencil ativa, da mesma forma o Wi-Fi continuará funcionando para executar funções como sincronização de dados via AirDrop e AirPlay. Resumindo, tudo o que a maçã considera essencial (geolocalização, sincronia de dados, comunicação entre iGadgets) continuará funcionando normalmente.

Para realmente desligar os recursos de Wi-Fi e Bluetooth o usuário terá que fazer o que sempre fez: desativá-los dentro do app Ajustes.

Sendo justo, a Apple não só estava ciente disso e tal comportamento é exatamente o que ela deseja para seus dispositivos, como ela avisou que o implementaria na página de suporte. Ainda assim, levando em conta que pouca gente lê o manual, tais páginas deveriam ter sido mais clara desde o início.

O ideal teria sido explicar, de forma clara, aos usuários que agora os iPads e iPhones possuem três níveis de conexão Wi-Fi/Bluetooth: ligado, desligado e em segundo plano para soluções próprias. E sendo bem sincero, tal estratégia vai de encontro ao mantra de “it's just works” da companhia, ao adicionar uma camada adicional de complicação.

Com informações: Motherboard

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários