Central de Controle do iOS 11 não desliga Bluetooth e Wi-Fi completamente (e a Apple avisou)

A Apple complicou um pouco coisas que não deveriam sê-las no iOS 11. Embora o sistema tenha ficado mais esperto e dinâmico, com um grande foco em produtividade para o iPad a empresa adicionou mais uma camada de ativação de recursos na Central de Controle, que à primeira vista deveria entregar o que promete. No entanto não é bem o que acontece.

A nova Central de Controle oferece menus personalizáveis e acesso rápido a aplicativos abertos em segundo plano em uma só opção (o gesto de puxar a tela com vários dedos não funciona mais; agora você utiliza o mesmo comando de puxar de baixo para cima até o topo com um dedo), e o usuário pode rapidamente ter acesso a vários programas como opções de espelhamento, alarmes, ativar a câmera e importante, ativar ou desativar conexões como Bluetooth ou Wi-Fi.

Ou assim se pensava: no caso dessas duas últimas opções desativá-las pela Central de Controle não os desliga realmente; em vez disso coloca ambos em um modo intermediário, rodando em segundo plano para manter recursos da Apple funcionando. Por exemplo, desativar o Bluetooth pela Central irá desconectar uma caixa de som ou um fone sem fio, mas manterá a conexão com seu Apple Watch ou Apple Pencil ativa; da mesma forma o Wi-Fi continuará funcionando para executar funções como sincronização de dados via AirDrop e AirPlay. Resumindo, tudo o que a maçã considera essencial (geolocalização, sincronia de dados, comunicação entre iGadgets) continuará funcionando normalmente.

Para realmente desligar os recursos de Wi-Fi e Bluetooth o usuário terá que fazer o que sempre fez: desativá-los dentro do app Ajustes.

Sendo justo a Apple não só estava ciente disso e tal comportamento é exatamente o que ela deseja para seus dispositivos, como ela avisou que o implementaria na página de suporte. Ainda assim, levando em conta que pouca gente lê o manual e tais páginas a maçã deveria ter sido mais clara desde o início, explicando aos usuários que agora os iPads e iPhones possuem três níveis de conexão Wi-Fi/Bluetooth: ligado, desligado e em segundo plano para soluções próprias. E sendo bem sincero, tal estratégia vai de encontro ao mantra de “it’s just works” da companhia ao adicionar uma camada adicional de complicação.

Fonte: Motherboard.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar