Meio Bit » Arquivo » Ciência » Melhor Coréia detona bomba termonuclear e isso nem é o pior da notícia.

Melhor Coréia detona bomba termonuclear e isso nem é o pior da notícia.

Horas depois de anunciar que havia aperfeiçoado uma ogiva termonuclear, capaz de ser instaladas em mísseis a Melhor Coréia calou a boca dos céticos, ao executar um teste bem-sucedido explodindo uma bomba de hidrogênio. Foi uma péssima notícia, exceto para os fãs do Grande Líder.

6 anos e meio atrás

diwkdlmwsaewcg7

Ontem a Melhor Coréia fez um anúncio assustador: mostraram fotos do Grande Líder visitando o Instituto de Armas Nucleares e inspecionando uma suposta ogiva termonuclear, desenvolvida internamente.

Que a Melhor Coréia tem armas nucleares, não há dúvidas: os testes deles foram detectados por satélites, sismógrafos e outras plataformas de sensores. O que mantinha o mundo mais calmo era que eles ainda não tinham conseguido miniaturizar uma bomba a ponto de caber em um míssil.

Vários analistas botaram a mão no fogo dizendo que o dispositivo mostrado era só um modelo não-funcional, que eles não conseguiriam miniaturizar uma bomba tão rápido.

A princípio não deveria ser tão difícil. A little boy, bomba que caiu em Hiroshima não era especialmente grande.

77-bt-124-little-boy-about-to-be-loaded-into-enola-gay

3 metros de comprimento, 4,4 toneladas de peso. Grande, mas não especialmente.

Isso foi em 1945. Em 1961 já havia tecnologia para produzir a W-48, uma ogiva nuclear com potência entre 0,01 e 0,1 kt; usada na bazuca nuclear David Crockett, e que até hoje é a arma de destruição de massa mais fofa do mundo…

American Heroes Channel — The World's Smallest Nuke

Em 1979 entrou em produção a W-80, uma ogiva termonuclear de 100 quilotons, pequena o bastante para caber em mísseis de cruzeiro:

w80_nuclear_warhead

O dispositivo apresentado pela Melhor Coréia é condizente em tamanho e formato com um artefato desenvolvido internamente, sem sofisticação e know-how, mas com bastante conhecimento teórico e incentivo. Pode não ser uma bomba termonuclear, mas com certeza se parece com uma.

2862a12b-9c72-495a-8dd2-9d1669e5739b

download

rtx3ehns-e1504400194352

O dispositivo, apelidado de amendoim aparenta ser uma bomba termonuclear. A parte de baixo, maior, é uma bomba de fissão, que gera o calor e pressão necessários para a reação de fusão, que ocorre na metade menor.

O barrilzinho de chopp do mal em cima do banquinho é a unidade de controle, com circuitos, sensores e baterias. O negócio marrom na frente é o cone do veículo de reentrada, onde a bomba é presa.

Esse conjunto todo foi visto por vários analistas como pura propaganda, mas algumas horas depois um tremor de intensidade 6,3 foi detectado na Melhor Coréia.

dixucvpvaaamvw4

O epicentro foi na área de testes nucleares de Punggye-ri, e o tremor foi exatamente ao meio-dia hora local. a ausência de tremores secundários também foi um bom indicador. Algo grande explodiu debaixo da terra, e a intensidade do tremor gerado significada péssimas notícias.

Aqui os dois últimos testes nucleares da Melhor Coréia em 2016, em preto o teste do hoje:

cabum

As estimativas variam entre 100 kt e 120 kt.

O que é uma explosão de 120 kt? Digamos assim. Assista este teste, a detonação Crossroads Baker, em 24/7/1946:

atomcentral — Crossroads Baker

Essa explosão foi de 23 kt, mais de cinco vezes menor do que a bomba que a Melhor Coréia detonou. A de Hiroshima teve 13 kt, a de Nagasaki 20 kt, e o Grande Líder ameaçou jogar uma dessas em Guam.

A reação internacional veio com tudo, significando nada. Japão disse que não toleraria outro teste, se fosse confirmado (depois confirmaram). China e Rússia disseram que alguém tem que fazer alguma coisa. Trump tuitou que esse teste mostrou à Coréia do Sul que com a Melhor Coréia não adianta conversar, eles só entendem uma coisa.

O Conselho de Segurança da ONU marcou uma reunião de emergência. Pra amanhã, às 10:00, afinal de contas só vão mandar uma carta muito ríspida, pra que estragar o domingo de todo mundo?

O Grande Líder já está preparado, estocou um milhão de toneladas de petróleo e segura a onda por um bom tempo caso ampliem as sanções econômicas e China e Rússia resolvam aderir a sério.

Do lado americano a anta do Trump disse que “os EUA estão pensando em parar de negociar com qualquer país que comercie com a Melhor Coréia”. Boa sorte parando de importar coisas da China, laranjão.

nkmattis

Agora ele está reunido com os assessores militares, “estudando as respostas”. Segundo Jim Mattis, secretário de Defesa dos EUA “a resposta será massiva”, e que há “muitas opções militares”. Sim, muitas. Todas elas envolvem um custo imenso de vidas japonesas e sul-coreanas, sem contar americanas.

É hora de fazer alguma coisa? O consenso é que a hora já passou, e faz tempo. Mattis disse que não é do interesse dos EUA aniquilar uma nação inteira mas qualquer provocação ou ameaça aos EUA e seus territórios será respondida com força.

O quê isso muda? Nada. São as mesmas contra-ameaças vazias de sempre. Acabaram de dizer que não vão fazer nada, “mas da próxima vez…”

P.S.: as estimativas agora projetam, dependendo da equação utilizada, uma potência entre 63 e 542 quilotons. Have a nice day.

di0v_4hueaandx5

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários