Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft e Amazon anunciam integração entre Cortana e Alexa

Microsoft e Amazon anunciam integração entre Cortana e Alexa

União de forças: Microsoft e Amazon anunciam parceria para fazer as assistentes Cortana e Alexa conversarem entre si, assim uma terá acesso às funcionalidades exclusivas da outra.

6 anos e meio atrás

A Amazon e a Microsoft estão pondo suas diferenças de lado em prol do desenvolvimento de suas respectivas assistentes virtuais: ambas companhias anunciaram uma parceria que permitirá que Cortana e Alexa trabalhem juntas, suprindo as falhas uma da outra e utilizando o melhor dos dois mundos, o que servirá também para promover os produtos de ambas companhias.

A ideia por trás da união de esforços entre as duas empresas é bem simples na verdade: aprender uma com a outra de modo a fazer com que ambas assistentes se tornem melhores no futuro. A Cortana é excelente quando se trata de organizar sua vida junto às soluções Microsoft, algo que a Alexa faz mas não tão bem assim. Por outro lado a Alexa fornece resultados de busca mais precisos e se integra a cerca de 20 mil funções criadas por desenvolvedores parceiros da Amazon e é muito mais poderosa quando se trata de adquirir produtos junto à lojinha da companhia.

Cada uma irá se ater à sua especialidade e permitirá que a parceira também tenha acesso a tais funções. Por exemplo, o usuário poderá usar a Alexa para coordenar seus compromissos junto à Cortana nos produtos Office, ou lembra-lo de fazer alguma coisa antes de voltar para casa. Já a Cortana poderá pedir que a Alexa controle os dispositivos inteligentes de sua casa ou compre uma mercadoria que esteja em falta. Tudo ao alcance de um "Cortana, open Alexa" ou vice-versa.

Em um comunicado à imprensa o CEO da Amazon Jeff Bezos diz que o mundo é "grande e multifacetado, com uma série de agentes inteligentes com cada um possuindo um conjunto de dados e habilidades distintas". Sob sua visão permitir que a Alexa possa fazer uso da Cortana fornecerá uma experiência mais rica e completa para seus usuários. Já Satya Nadella da Microsoft defende o seu mantra de "Microsoft como um Serviço", e que oferecer compatibilidade da Cortana com a Alexa vai de encontro ao objetivo de estar presente no maior número de plataformas possível e por tabela, permitir que a assistente tenha acesso à funcionalidades novas.

Seria excelente se todas as assistentes pudessem conversas entre si, e não é tão difícil imaginar que o Google possa até permitir que a Assistant possa entrar na brincadeira. A única certeza que temos é o fato de que a Apple não deixará a Siri sair do seu Jardim Murado nunca, e a tal M do Facebook também não deverá se misturar com a gentalha.

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários