Microsoft e Amazon anunciam integração entre Cortana e Alexa

A Amazon e a Microsoft estão pondo suas diferenças de lado em prol do desenvolvimento de suas respectivas assistentes virtuais: ambas companhias anunciaram uma parceria que permitirá que Cortana e Alexa trabalhem juntas, suprindo as falhas uma da outra e utilizando o melhor dos dois mundos, o que servirá também para promover os produtos de ambas companhias.

A ideia por trás da união de esforços entre as duas empresas é bem simples na verdade: aprender uma com a outra de modo a fazer com que ambas assistentes se tornem melhores no futuro. A Cortana é excelente quando se trata de organizar sua vida junto às soluções Microsoft, algo que a Alexa faz mas não tão bem assim. Por outro lado a Alexa fornece resultados de busca mais precisos e se integra a cerca de 20 mil funções criadas por desenvolvedores parceiros da Amazon e é muito mais poderosa quando se trata de adquirir produtos junto à lojinha da companhia.

Cada uma irá se ater à sua especialidade e permitirá que a parceira também tenha acesso a tais funções. Por exemplo, o usuário poderá usar a Alexa para coordenar seus compromissos junto à Cortana nos produtos Office, ou lembra-lo de fazer alguma coisa antes de voltar para casa. Já a Cortana poderá pedir que a Alexa controle os dispositivos inteligentes de sua casa ou compre uma mercadoria que esteja em falta. Tudo ao alcance de um “Cortana, open Alexa” ou vice-versa.

Em um comunicado à imprensa o CEO da Amazon Jeff Bezos diz que o mundo é “grande e multifacetado, com uma série de agentes inteligentes com cada um possuindo um conjunto de dados e habilidades distintas”. Sob sua visão permitir que a Alexa possa fazer uso da Cortana fornecerá uma experiência mais rica e completa para seus usuários. Já Satya Nadella da Microsoft defende o seu mantra de “Microsoft como um Serviço”, e que oferecer compatibilidade da Cortana com a Alexa vai de encontro ao objetivo de estar presente no maior número de plataformas possível e por tabela, permitir que a assistente tenha acesso à funcionalidades novas.

Seria excelente se todas as assistentes pudessem conversas entre si, e não é tão difícil imaginar que o Google possa até permitir que a Assistant possa entrar na brincadeira. A única certeza que temos é o fato de que a Apple não deixará a Siri sair do seu Jardim Murado nunca, e a tal M do Facebook também não deverá se misturar com a gentalha.

Fonte: Microsoft.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples