Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fuji Finepix F72 EXR

Fuji Finepix F72 EXR

14 anos e meio atrás

Eu não entendo esse lance de edições especiais de câmeras digitais. Principalmente as compactas que acabam se tornando um equipamento com vida útil limitada e trocadas a cada dois anos (estou falando dos países onde a sociedade consumista é bem estabelecida). Eu acredito que as edições especiais deveriam se limitar a câmeras que vão se tornar itens de colecionador e agregar valor por conta de sua raridade. Quando penso em edição especial aparecem em minha cabeça as câmeras da Leica ou a Pentax de Ouro que foi lançada em 1981. Mas, no mundo dos negócios quase tudo é válido.

Por isso que a loja inglesa Jessops está embarcando em uma onda de parcerias com os principais fabricantes de câmeras digitais e lançando versões exclusivas com o logotipo da loja no equipamento. Ao que parece, essa prática vem tirando a empresa da crise financeira. Interessante como você consegue atrair o cliente oferecendo um diferencial no seu produto, mesmo que seja um nome diferente ou um logotipo a mais. O último lançamento da empresa é a Fuji Finepix F72 EXR, que nada mais é do que a Finepix F70EXR, com as mesmas cores, a mesma definição máxima e o mesmo design.

O Super CCD EXR é a nova tecnologia da Fuji que promete entregar imagens muito melhores e possuí um alto desempenho em situações com pouca luz e ISO elevado. A novidade desse novo sensor é a possibilidade de trabalhar em três modos distintos, dependendo das condições de luz. No modo Alta Resolução, a câmera usa todos os 12 milhões de pixels de resolução máxima, garantindo a captação de detalhes e permitindo a possibilidade de impressão em grandes formatos. Ele é indicado para situações com boa iluminação. No modo Alta Sensibilidade, a câmera diminuí a resolução máxima para 6 megapixels. Isso acontece porque cada pixel passa a trabalhar com o pixel adjacente para formar um pixel gigante, facilitando assim a captação de luz gerando pouco ruído. E no modo Wide Dynamic Range, a câmera realiza duas fotos com 6 megapixels, mas com configurações de exposição diferentes e depois junta as duas. Seria como fazer um mini HDR interno. Eu achei muito interessante. Gostaria de ver isso funcionando.

Se eu fosse comprar uma compacta hoje, esse seria o modelo escolhido.

F70EXR_2

P.S. – A maioria dos sites gringos deu a notícia como se a Fuji Finepix F72 EXR fosse uma versão da F200EXR. Muito esquisito, pois as duas câmeras são muito diferentes.

relacionados


Comentários