Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro: Guia de Técnicas e Poses para Modelos

Livro: Guia de Técnicas e Poses para Modelos

14 anos e meio atrás

Não precisam nem me dizer que esse livro está um pouco fora do objetivo central do Meio Bit, mas eu achei a publicação uma grande sacada. Se você gosta de fotografia e gosta de fotografar pessoas, então um dia vai querer fazer um ensaio com uma modelo. Claro que homens também são fotografados, mas geralmente as mulheres se soltam mais e, dentro do universo profissional, são as mulheres que mais procuram o serviço. Então nada mais natural que elas sejam o objeto de estudo para esse tipo de fotografia. E dentro dessa perspectiva, a dúvida cruel de todo iniciante que se propõe a fotografar uma modelo é em relação à postura e às poses que a mesma deve executar durante as fotos. Infelizmente, esse tipo de informação não existe de forma sistematizada na internet. Encontramos algo em blogs e Fóruns, mas no geral a gente tem que se virar e olhar o que está sendo feito em revistas de moda e tentar copiar. Porém, o mais complicado é a postura do fotógrafo perante a modelo. Isso a gente desenvolve com o passar do tempo e experiência.

Mas, não se preocupem, pois boa parte desses problemas estão resolvidos. Acabo de comprar um livro que deve ser muito útil para quem está começando e está com todas essas dúvidas na cabeça. Guia de Técnicas e Pose para Modelos de Cleber Medeiros tenta ser um guia de bolso para fotógrafos, modelos e produtores de moda. A parte mais evidente do livro é, com certeza, as dezenas de páginas com poses para modelos, incluindo um capítulo muito engraçado sobre o que não se deve fazer em hipótese alguma. As dimensões diminutas da obra permitem que você ande com ela dentro da bolsa do equipamento. Em um momento de dúvida é só mostrar para a modelo o que você quer dela, principalmente se não for uma profissional. Geralmente, o fotógrafo novato tem que apelar para amigas ou parentas, que não possuem a menor noção de como se portar diante de uma câmera, tornando o trabalho um pouco mais difícil e aumentando as possibilidades de um resultado catastrófico.

Nessa linha é que temos, a meu ver, a principal parte do livro, que trata de alguns temas básicos que não podem ser esquecidos em um ensaio fotográfico. A primeira diz respeito ao posicionamento do fotógrafo perante o trabalho e a necessidade de conhecer bem a modelo antes de fazer as fotos. O autor apresenta um pequeno questionário, que deve ser usado como um roteiro básico para uma conversa com a modelo. Perguntas simples que visam desvendar as preferências e gostos da pessoa ao ser fotografada. Isso elimina a possibilidade de fazer uma foto em um ângulo que a modelo não goste. O segundo ponto importante são as noções de enquadramento, composição e direção da modelo. O enquadramento e a composição estão intimamente ligados e existem diversas combinações possíveis. O autor destaca muito a regra dos terços que, em minha opinião, é a regra de composição mais fácil e com resultados mais agradáveis que podemos aplicar. A direção da modelo, como o próprio nome já diz, é a maneira como você vai dirigir o ensaio, fazer com que a modelo se sinta bem e explore todo o seu potencial.

O livro não é perfeito. Do ponto de vista teórico ele é muito bom e vale cada centavo do investimento, já na parte prática eu coloco aqui algumas críticas, que serão infundadas. Explico. Estilo fotográfico é uma coisa que não se compra, ele se desenvolve. E depois que você cria o seu fica complicado mudar ou mesmo avaliar outro estilo. Do meu ponto de vista fotográfico, algumas poses mostradas no livro são estranhas e eu nunca às repetiria. Da mesma forma que várias coisas que faço também não entrariam no livro se levado em conta o ponto de vista do autor. Para ver como as coisas são subjetivas, tenho um amigo que adorou o trabalho. Obvio que para os iniciantes esse livro é um trabalho muito relevante. Eu recomendo.

clip_image001 

Cleber Medeiros é coordenador da Universidade de FotografiaUPIS. Formado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, UNB, e é colunista das revistas Photomagazine e Photos e Imagens.

O livro pode ser encontrado por um preço médio de R$ 25,00.

relacionados


Comentários