Meio Bit » Arquivo » Fotografia » LG V30 — primeiro smartphone com câmera de abertura f/1,6

LG V30 — primeiro smartphone com câmera de abertura f/1,6

A LG vai lançar um novo smartphone que vai ser o primeiro do mundo a ter uma câmera com abertura de diafragma em f/1,6. Veja essa e outras novidades do LG V30.

6 anos e meio atrás

lg-v30-lente-de-vidro

Tem gente que utiliza apenas o celular para registrar os momentos da vida. E muita gente leva em conta a qualidade da câmera do celular para fazer uma compra. Infelizmente, eu sou um velho alheio à tecnologia e uso o celular apenas para falar com as pessoas. Para terem uma ideia, eu ainda carrego a pequena cybershot da Sony em minha bolsa, mesmo tendo um celular até interessante na parte da fotografia. Só que esse lançamento da LG chamou a atenção por dois motivos, e eles são ligados à fotografia.

Segundo o Dpreview é normal a LG “vazar” algumas especificações de seus produtos antes do lançamento oficial. No caso do Smartphone V30, que será anunciado oficialmente no IFA em Berlim no dia 31 de agosto, foram liberadas essa semana algumas informações sobre a lente desse celular. O primeiro ponto é a construção da lente. Em vez de utilizar os materiais de plástico habituais, a LG decidiu se inspirar nas câmeras DSLR e fazer uma lente de vidro. Com isso temos uma  melhora na nitidez da imagem,  uma turbinada na transmissão de luz, melhora a representação de cores e diminui as aberrações cromáticas. Uma boa notícia.

Entretanto, não acaba por ai. A LG está alardeando que esse vai ser o primeiro smartphone a possuir uma abertura de diafragma máxima em f/1,6. Caraca, isso não é pouca coisa. Lembrando que o iPhone 7 possui abertura de diafragma em f/1,8. Isso significa que a lente do aparelho da LG é capaz  de captar (aproximadamente) 30% a mais de luz do que o aparelho da Apple. Uma boa notícia para quem gosta de fotografia noturna ou em ambientes pouco iluminados. E nesse ponto vem a pergunta: vou conseguir desfocar o fundo com essa abertura de diafragma? Não, pois a perda de profundidade de campo depende do diâmetro do diafragma e não do f/stop. Abertura de f/1,6 em um sensor pequeno é praticamente um buraco de agulha, o que não é suficiente para perder profundidade de campo (assistam nossa aula sobre diafragma para entender isso).

Porém, olha como as coisas são esquisitas. Ao mesmo tempo que coloca todas essas inovações na parte da lente, a LG também anunciou que o módulo de fotografia da parte traseira é 30% menor do que o existente no V20. Isso pode significar uma diminuição no tamanho do sensor, o que jogaria fora boa parte do ganho que teríamos com a nova lente. Ou seja, mudamos para ficar tudo igual.

Bom, só saberemos isso com o lançamento oficial do smartphone.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários