Meio Bit » Arquivo » Internet » Sistema de pagamentos digitais do WhatsApp pode estar a caminho

Sistema de pagamentos digitais do WhatsApp pode estar a caminho

Código de versão beta do WhatsApp traz referências a sistema de pagamentos digitais via P2P, que permitiria enviar dinheiro a contatos dentro das conversas no app.

6 anos e meio atrás

whatsapp-money

Tempos atrás circulou um rumor de que o WhatsApp pretendia introduzir uma solução de pagamentos digitais, embora a princípio ela fosse voltada para a Índia. Porém, referências encontradas no código do aplicativo indicam que há a intenção de torna-lo mais abrangente logo de cara, acessível em mais mercados.

O Facebook vem flertando com o sistema de pagamentos P2P através de seus aplicativos pelo menos desde 2015, embora apenas no território norte-americano. O Messenger permite que o usuário transfira quantias para contatos e desde o início do ano a funcionalidade de requisitar grana de grupos, como forma de custear produtos e serviços em conjunto com seus amigos e contatos. O Snapchat conta com uma função semelhante desde 2014 (outro recurso que o Facebook copiou?) mas novamente, só funciona dos Estados Unidos.

Por isso que a possibilidade de introduzir o recurso no WhatsApp, que é muito mais forte em países emergentes é interessante: o beta da versão 2.17.295 para Android, devidamente fuçado pela comunidade revelou referências ao futuro recurso, chamado "WhatsApp Payments" que permitiria transferências entre bancos (DOCs) de forma instantânea.

whatsapp-payments

Créditos: WABetaInfo

Provavelmente, ao adotar um formato que conta com parcerias dos bancos e não transferência de pessoa para pessoa diretamente, o WhatsApp introduza seu sistema de pagamento em mais mercados, principalmente em países como Índia e Brasil e não o deixe restrito apenas ao mercado norte-americano. Claro que esse processo é bem mais trabalhoso, pois demanda a criação de sistemas e protocolos específicos que lidem com os dados bancários dos usuários e a introdução de apps específicos para profissionais liberais e empresas, e tudo precisa funcionar de acordo.

Não há previsão de quando (ou se) tal recurso entrará no ar e nem em quais mercados ele fará sua estreia, portanto só nos resta aguardar pelos próximos movimentos do WhatsApp e torcer para que de fato seja apresentada uma opção de pagamentos digitais útil e segura.

Fonte: WABetaInfo.

relacionados


Comentários