Meio Bit » Arquivo » Mobile » App do YouTube ganha recurso de compartilhamento e “mensageiro instantâneo”

App do YouTube ganha recurso de compartilhamento e “mensageiro instantâneo”

App móvel do YouTube recebe recurso de compartilhamento com bate-papo integrado, para você e seus amigos discutirem sobre os vídeos da plataforma.

7 anos atrás

youtube-in-app-chat

O YouTube ficou um tiquinho mais social, ao menos na versão mobile. As versões do app para iOS e Android receberam uma nova funcionalidade que permite a criação de salas de bate-papo através do compartilhamento de vídeos, para você e seus amigos discutirem sobre suas atrações favoritas.

O compartilhamento de vídeos com seus amigos não é uma função nova, ela existe há algum tempo mas a partir de agora vai permitir que você e seus amigos possam se reunir em torno de uma atração e tecer uma conversa sobre ela (ou não), desde que todos os destinatários tenham o YouTube instalado em seu smartphone ou tablet. O que convenhamos, não é algo muito difícil.

A ideia do YouTube não é dificultar o compartilhamento de conteúdo através de outras plataformas, a opção de copiar o link continuará presente e você poderá fazer com ele o que quiser; o que a plataforma deseja no entanto é ser uma opção a mais e fazer frente a apps de mensagens instantâneas como o WhatsApp ou o Telegram. Ao invés de levar o vídeo até um app de fora o usuário precisa apenas selecionar os contatos e enviar, e iniciar a conversa ali mesmo. Todos os bate-papos ficam disponíveis através do menu de compartilhamento e podem ser acessados a qualquer momento.

A new way to share on YouTube

A ideia em si não é nova, o Instagram a introduziu em 2013 ao permitir o envio de postagens privadas a contatos específicos; de lá para cá a funcionalidade evoluiu e hoje é possível iniciar conversas tendo como base qualquer postagem pública na plataforma (não é possível no entanto publicar um vídeo e ao mesmo tempo iniciar um chat, são ações separadas; o recurso só está disponível em vídeos já publicados).

Nota-se que a intenção secundária do Google é fazer de sua plataforma de vídeos uma rede social de verdade, com engajamento direto dos usuários e uma das provas é a semelhança da área de chat com o Allo, seu mensageiro instantâneo de verdade que ainda não decolou: nem todo mundo o tem instalado em seus gadgets, o que já não se aplica ao YouTube.

Segundo o YouTube a nova funcionalidade foi liberada para todos os usuários móveis, portanto seu app deve ser atualizado em breve se já não o foi.

Fonte: YouTube Official Blog.

relacionados


Comentários