Meio Bit » Arquivo » Fotografia » 6 dicas para o Lightroom ser menos irritante

6 dicas para o Lightroom ser menos irritante

Você está achando o seu Lightroom muito lento? Então veja essas pequenas 6 dicas para deixar o desempenho do programa um pouco menos irritante.

6 anos e meio atrás

lightroom-lento

O Adobe Lightroom é uma unanimidade entre a maioria dos fotógrafos. Antes de seu lançamento a opção mais indicada para edição de imagens era o Photoshop. Embora o programa tenha muitos recursos, ele não foi feito para a edição de imagens. Ele é uma ferramenta poderosa de design. A parte de edição de imagens fica restrita a um dos menus principais. Para quem precisa editar 4 mil fotos de um evento ele não é muito confortável.

O Lightroom veio para cumprir algumas funções. A primeira é ter todas as ferramentas necessárias para a edição de imagem. Muitas delas vieram do irmão mais velho e outras foram criadas especificamente para ele. A segunda função do Lightroom é ajudar o fotógrafo a organizar sua enorme coleção de fotografias em um único catálogo onde você pode acessar todas suas fotos sem a necessidade de sair ou minimizar o programa. A terceira função, e a que mais nos agrada, é a agilidade do fluxo de trabalho. É possível editar uma quantidade enorme de imagens em um espaço de tempo muito curto.

Porém, com o passar do tempo, o programa foi ganhando mais recursos, mais poder e, eventualmente, a necessidade de máquinas mais poderosas para seu correto funcionamento. A última versão do programa (6/CC) possui várias reclamações de desempenho lento e a própria Adobe já reconheceu esse problema e prometeu uma solução para as versões posteriores.

A verdade é que se você não tiver uma máquina de poder gigantesco a utilização do programa por um longo período de tempo pode ser frustrante. Pensando nisso, e também levando em conta questionamentos de meus alunos, decidi fazer esse pequeno vídeo mostrando 6 dicas para configuração do Lightroom que visam tornar o programa menos irritante.  São dicas básicas de configurações que devem ser executadas antes de iniciar o trabalho com o programa. Mesmo sendo dicas básicas, vejo que muita gente ainda desconhece essas configurações.


Gilson Lorenti — 6 Dicas para o Lightroom não ser irritante

relacionados


Comentários