Home » Fotografia » 1º de Outubro - Dia internacional de comprar filme

1º de Outubro - Dia internacional de comprar filme

10 anos atrás

Sempre que vou para uma saída fotográfica com o Fotoclube, onde a fotografia vai ser feita por diversão, eu costumo levar a câmera com filme fotográfico. Podem me chamar de retrógrado, saudosista ou qualquer outra coisa, mas querendo ou não é uma forma diferente de fotografar. Só o fato de ter apenas 36 poses na agulha já é uma limitação que leva a uma melhor composição da imagem (sei que muita gente não vai concordar). Mas, também temos que ter em mente que o digital é nossa nova realidade. Tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, o digital é uma evolução na tecnologia fotográfica. Dentro dessa nova realidade, é quase impossível achar filmes mais específicos para a fotografia. Encontramos as películas 35mm mais comuns, sendo que os Cromos, filmes médio formato e os filmes preto e branco são uma verdadeira epopéia para conseguir comprar e revelar (ainda mais se você morar no interior).

Por isso que acho bacana a iniciativa que começou no facebook e no flickr ao eleger o dia 1º de Outubro como o Dia Internacional para Comprar Filme. Isso mesmo, um dia onde os apreciadores das imagens formadas com grãos de prata vão se unir para comprar filmes fotográficos. Isso tudo é uma tentativa de mandar um recado para a indústria de fabricantes de componentes fotográficos: “nós existimos e ainda queremos o seu produto”. Embora a Fuji e Kodak ainda não tenham anunciado planos de descontinuar sua linha de filmes profissionais (Pro Value e Pro Image, respectivamente), mas produtos como o Kodak Kodachrome, a linha de filmes instantâneos tradicionais da Polaroid ou os filmes da Konica e Agfa já desapareceram.

Entendo essa iniciativa. Lutar para que algo importante em nossas vidas não desapareça diante a roda do progresso. Mas, o lugar da fotografia tradicional vai estar em produções de artístas e amadores avançados. Não podemos também sacrificar um produto melhor por conta de nossas paixões. Não conheço nenhum fotógrafo profissional que sinta falta de trabalhar com filme em sua profissão. Muitos podem usar por diversão, mas como diria um amigo meu, isso é passado.

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários