Home » Fotografia » Nikon D3000 - pior reflex fabricada pela Nikon

Nikon D3000 - pior reflex fabricada pela Nikon

10 anos atrás

Segundo Ken Rockwell, é claro. O folclórico e polêmico fotógrafo acaba de publicar em seu site um review da nova Nikon D3000. Segundo as palavras do próprio, a câmera é a pior reflex digital fabricada pela Nikon em toda a sua história. Palavras meio fortes para uma linha de câmeras que sempre recebeu elogios, mas temos que concordar com algumas considerações dele ao observar os testes práticos realizados. Só lembrando que alguns comparativos acabam sendo tendenciosos por não possuírem rigor científico de análise, mas servem como ponto de partida para uma avaliação.

Rockwell faz uma pequena avaliação do design da câmera, suas principais características e mostra para os leitores como funciona o Guide Mode, que serviria para guiar o fotógrafo iniciante por todas as possibilidades do equipamento. Vários fabricantes já adicionaram essa característica às câmeras para poder atrair o consumidor que acha que a fotografia é uma coisa complicada. O principal ponto de comparação usado foi a Nikon D40, antecessora da D3000 como câmera mais barata da empresa, e um grande sucesso de vendas no mundo inteiro.

As conclusões negativas são basicamente quanto à qualidade das fotos em ISO elevado, lenta visualização da imagem no LCD e a falta de correção dos problemas encontrados na objetiva da câmera como as aberrações cromáticas e a vinheta nas imagens. A recomendação ao final do artigo é muito clara: Compre a Nikon D40 enquanto ainda é possível achá-la nas lojas, pois a única vantagem da Nikon D3000 é a quantidade de megapixels, o que não é grande coisa.

Podemos até achar que Rockwell acordou do lado errado da cama hoje, mas algumas imagens comparativas falam mais do que as palavras.

Veja aqui o texto completo do review.

Veja também a galeria de comparação entre as duas câmeras.

relacionados


Comentários