Meio Bit » Mobile » Confira a lista de apps para Android que você NUNCA deve instalar

Confira a lista de apps para Android que você NUNCA deve instalar

Salve nos seus favoritos: site está criando uma extensa lista dos apps para Android que o usuário deve evitar a todo custo; softwares apresentar problemas que vão de anúncios intrusivos a coleta de dados e malwares.

7 anos atrás

droid-5

Não é de hoje que dizemos isso, mas a falta de controle e pulso firme do Google no que diz respeito à Play Store é um dos principais fatores que contribuem para a má fama do Android, como sistema móvel inseguro e absolutamente vulnerável. Embora a companhia tenha se tornado mais proativa nos últimos anos e passado a combater piratas e estelionatários com mais afinco, a lojinha ainda está muito aquém do ideal e anos-luz de distância da Apple App Store em termos de segurança.

Como o Google não faz por onde, a comunidade se mexe. Várias são as iniciativas para educar o usuário, essa criatura mítica que tem zero Simancol de modo a evitar que ele instale tudo o que vê pela frente e acabe com um Android cheio de bloatware e programas espiões, e uma delas foi introduzida por um desenvolvedor e usuário do Reddit: uma lista negra com todos os aplicativos que você não deve instalar em hipótese alguma em seu robozinho.

O site Android Blacklist foi criado esta semana e não possui uma grande lista de aplicativos ainda, mas as atualizações são constantes e pelo menos um ou dois apps suspeitos são acrescentados todos os dias. Alguns são conhecidos do público como o navegador Dolphin Browser, o gerenciador ES File Explorer e o Cleaner Master, que em um momento ou outro foram bastante populares (eu mesmo usei o Dolphin por um tempo, antes do Chrome ser lançado para Android).

Cada um dos apps listados traz um ou vários problemas que o desenvolvedor lista a seguir:

  • anúncios intrusivos, seja em demasia ou em locais inadequados;
  • "óleo de cobra" ou sendo mais claro, o app não faz o que promete ou não faz nada;
  • problemas de privacidade, desde coleta de dados como contatos e localização a monitoramento em tempo real, além de outras ações relacionadas;
  • o app é um malware, seja instalando vírus ou abrindo a porta para outros programas nocivos;
  • exigência de root desnecessária para funções que não precisam de acesso irrestrito ao dispositivo;
  • exigência de permissões não relacionadas às funções do app;
  • desenvolvedores com histórico questionável.

Embora pequena, a lista disponível no site abaixo é uma boa pedida para indicar a seus amigos quando estes têm duvidas sobre o que instalar ou estão chegando agora no Android. A perspectiva é que a quantidade de apps na lista negra só aumente pois afinal, o Google ainda tem muito o que fazer para melhorar os filtros da Play Store.

Fonte: Android Blacklist.

relacionados


Comentários