Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Projeto de Railgun da Marinha dos EUA continua avançando

Projeto de Railgun da Marinha dos EUA continua avançando

Nem todo projeto é zicado como o F-35. A Marinha dos EUA por exemplo está desenvolvendo faz tempo sua railgun, que irá revolucionar as armas navais. A mais recente atualização conseguiu disparar vários projetos em sequência, e sim, é futurista como soa.

7 anos atrás

railgun-transformers

Um dos inconvenientes dos canhões navais é que para ser eficiente e ter bastante munição, seu navio precisava ser um enorme depósito de pólvora ambulante. Os paióis costumavam ser blindados, mas nem sempre adiantava. Em 24 de maio de 1941 não adiantou. Durante a batalha do Estreito da Dinamarca a nau capitânia da marinha inglesa, o cruzador HMS Hood enfrentou uma esquadra alemã liderada pelo Bismark.

Disparando de 18 km de distância os alemães acertaram em cheio com seus canhões de 380 mm. O projétil de quase uma tonelada destroçou a torre de observação do Hood, e penetrou em cheio um dos depósitos de munição. A explosão foi imensa. Em 3 minutos o Hood havia afundado junto com 1.418 almas. Somente três marinheiros sobreviveram.

As railguns pretendem eliminar esse tipo de situação, pois não utilizam explosivos nem nos projéteis. Eles são acelerados por campos eletromagnéticos e a energia destrutiva no impacto é puramente energia cinética, um sub-produto de viajar 4× mais rápido que um projétil normal.

A Marinha dos EUA vem desenvolvendo railguns faz tempo, e a última novidade é o tiro em cadência. Os engenheiros finalmente conseguiram que os bancos de super-capacitores sejam recarregados rapidamente, e demonstraram isso neste vídeo:


usnavyresearch — Navy Railgun Successfully Fires Multi-Shot Salvos

O grande inconveniente das railguns, ocuparem muito espaço e exigirem quantidades obscenas de eletricidade, são coisas que navios tiram de letra. A única parte triste é que no futuro não teremos mais encouraçados cuspindo o fogo do inferno em cima do inimigo:

wnus_16-50_mk7_iowa_pic

USS Iowa (BB-61)

Bônus: vídeo-resumo da área de testes de armas da Marinha em China Lake, Califórnia. Note que a maioria dos testes é feito sem ogiva. Explosivos eles já sabem que funcionam, importante é determinar precisão. Destaque para o minuto 1:30 quando é testada uma bomba de penetração (epa!).


AsianDefence — US Navy - NAWCWD Land Range

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários