Meio Bit » Engenharia » Barraco fino: Zuckerberg e Elon Musk batem boca por causa de IA

Barraco fino: Zuckerberg e Elon Musk batem boca por causa de IA

Elon Musk continua sua campanha alertando contra o apocalipse robótico. Mark Zuckerberg entrou na conversa, chamou a atitude de irresponsável. Musk respondeu. Está divertido ver bilionários brigando por causa de ficção científica…

7 anos atrás

doloresdurona

Talvez por sua ex ser um robô em Westworld, Elon Musk sofre de robofobia. E não, ele não apenas é contra comportamento robossexual, a aversão dele é contra a própria existência de Inteligência Artificial.

Musk assim como o Comandante Adama, acha computadores muito úteis, só não gosta quando colocam as manguinhas de fora, e provavelmente nenhuma nave da SpaceX terá um Jarvis. Dado o precedente de HAL, é uma medida correta. Só que ele vai além.

Em suas próprias palavras:

Inteligência Artificial é um raro caso em que precisamos ser proativos na regulamentação ao invés de reativos, pois se formos reativos será tarde demais”.

E mais:

IA é a maior ameaça que enfrentamos enquanto civilização (…) eu tenho acesso à pesquisa de ponta em Inteligência Artificial e acho que as pessoas deveriam realmente se preocupar com isso. Eu continuo soando os alarmes, mas até as pessoas verem robô nas ruas matando gente, elas não sabem como reagir, é algo muito etéreo”.

Mark Zuckerberg por sua vez diz não entender esses “arautos do apocalipse”, e chega a chamar esse tipo de atitude de irresponsável, e que proibir ou regular inteligência artificial só servirá para atrasar a tecnologia.

benderkillallhumans-580x358

Ele argumenta que sim, IA pode ser usada para fins malignos mas é assim com toda tecnologia. Mark lembra que uma das maiores causas de mortes são acidentes de trânsito e a IA está sendo e será mais ainda usada para diminuir essas mortes, e isso é bom.

Questionado, Elon Musk respondeu via Twitter que “conversou com Zuckerberg sobre o tema e o entendimento dele de Inteligência Artificial é limitado”.

Zuckerberg ainda não respondeu mas a maioria dos especialistas em IA discorda de Musk, com tristeza pois isso significa reconhecer que a Inteligência Artificial é bem menos inteligente do que gostaríamos.

A IA se divide em dois ramos: IA Forte e IA Fraca.

A Fraca é a IA dos Teslas, da Siri, dos sistemas de reconhecimento de imagens. São redes neurais treinadas para uma tarefa específica, mas que na prática são burras, não sabem o que estão fazendo.

A IA Forte é o que todo mundo pensa que Inteligência Artificial é: é a IA que cria uma máquina capaz de pensar, e essa, que o Musk tanto teme, ainda está na Idade Média. Não temos a menor idéia sequer se o cérebro é uma máquina computável, que dirá criar um equivalente digital.

É divertido brincar de apocalipse robótico, mas um maluco com toalha na cabeça e conhecimentos de microbiologia é um perigo muito maior do que robôs inteligentes que há muitos indícios que nunca sequer sairão do reino da Ficção.

Fonte: Silicon Vally Business Journal.

relacionados


Comentários