Meio Bit » Arquivo » Hardware » Lenovo demonstra o Folio, um curioso tablet dobrável

Lenovo demonstra o Folio, um curioso tablet dobrável

Lenovo dá mais uma palhinha do Folio, seu conceito de tablet/smartphone dobrável que promete ser tendência para um futuro não tão próximo.

7 anos atrás

lenovo-folio-001

Fabricantes de dispositivos móveis prometem há anos lançar aparelhos dobráveis, capazes de se moldar às necessidades do usuário. Embora o conceito do Nokia Morph ainda esteja bem além de nossas capacidades, empresas como Samsung e Lenovo vem investindo a sério nessa área e no caso da sul-coreana, ela prometeu que veríamos os primeiros modelos no ano passado. Pois é.

Em suma: não é fácil. A Lenovo, que andava meio quieta é a empresa que apresentou os primeiros resultados durante a Lenovo Tech World 2016 como o CPlus, um smartphone que pode ser usado como um bracelete esperto e o Folio, um tablet que pode ser dobrado ao meio e virar um smartphone. Este último, bem mais promissor reapareceu na edição 2017 do evento próprio da empresa realizado em Xangai, e os presentes puderam dar uma conferida mais de perto nele.


MSPoweruser — Lenovo Folio Concept at Lenovo Tech Word 2017

O Folio é um tablet de 7,8 polegadas com um display de 1920 × 1440 pixels (308 ppi) que ao ser dobrado se converte em um dispositivo com display de 5,5″; com a outra metade da tela passando a exibir o logotipo da Lenovo. Isso muda quando tiramos uma foto, com o display mostrando dos dois lados o que a câmera está captando. Dobrado, o Folio passa a exibir wigdets como player de música, contador de passos, previsão do tempo e outras coisinhas. O sistema é o Android 7.0 Nougat.

Por dentro ele conta com um chip eSIM de telefonia embutido e o SoC é um Snapdragon 800 Series da Qualcomm (Xiao Long, hahahaha), o que mostra a intenção da empresa de oferecer o híbrido como um dispositivo premium. A maior superfície permite uma maior bateria e cuidados foram tomados para que os componentes não fossem comprometidos com o vai e vem da dobradiça do híbrido, que é parecida com aquela presente nos dispositivos da linha Yoga.

lenovo-folio-002

Há alguns detalhes a serem levantados aqui: nota-se que a Lenovo ainda precisa polir bastante o Folio visto que sua mais incômoda particularidade, a elevação na tela para acomodar a dobradiça e evitar impor um stress ao display flexível permanece inalterada em relação ao modelo apresentado em 2016. Embora um mal necessário é evidente que a estética não é das melhores, o que faz do híbrido um gadget feio e pouco atraente. OK, a possibilidade de ter um tablet e um smartphone no mesmo dispositivo é empolgante mas ainda assim a Lenovo terá bastante trabalho para torna-lo um produto final.

O vídeo abaixo é da demonstração na Tech World 2016:


Anshel Sag — Lenovo's Folio Bendable Tablet

Não há previsão de quando ou se o Folio chegará ao mercado, ao mesmo tempo que a Samsung não toca mais no assunto gadgets dobráveis. Talvez ainda estejamos muito longe do ideal.

Fontes: China Mobile, Business Insider e MSPowerUser.

relacionados


Comentários