Meio Bit » Arquivo » Hardware » Reino Unido vai forçar o registro de todos os drones do país junto ao governo

Reino Unido vai forçar o registro de todos os drones do país junto ao governo

Acabou a farra, Reino Unido vai regulamentar o uso de drones no país; todos deverão ser registrados no Departamento de Transportes e pilotos passarão por testes para provar que estão aptos a utilizarem os gadgets de maneira segura.

7 anos atrás

No Brasil o uso de drones é bem controlado e restrito. Além dos preços não serem nada camaradas a ANAC exige que os operadores tenham no mínimo 18 anos e os equipamentos sejam registrados, ainda que nem todos os voos precisem de licença (os drones Classe 3, de 250 g até 25 kg que voem até 400 m de altura ficam isentos; acima disso precisa registrar). Nos EUA até pouco tempo atrás era tudo liberado, mas a FAA entrou em ação e passou a regular o uso dos drones até uma corte federal derrubar a necessidade para voos não-comerciais.

Agora o Reino Unido pretende organizar a bagunça, e quer que todo mundo registre seus drones junto ao governo.

O ministro da Aviação Martin Callanan declarou que apesar de reconhecer a utilidade dos drones “como toda tecnologia eles podem ser mal utilizados; ao registra-los, introduzir testes de segurança e educar os usuários nós reduziremos as invasões a espaços aéreos restritos de modo a proteger o público”. A preocupação é legítima, tem gente que acha muito divertido pilotar seus drones perto de aeroportos e não estamos falando da Airbus, que sabe o que está fazendo com os quadricópteros.

Em abril último dois drones foram pegos voando próximo de um A320 e o medo geral é de um equipamento mesmo pequeno causar danos severos a aeronaves e colocar em risco a segurança dos passageiros, tripulação e de quem estiver em solo. Um drone de 400 g já é suficiente para causar estragos consideráveis em equipamentos e mesmo em outras pessoas, já teve gente se machucando feio e não tivemos o primeiro caso de morte acidental por colisão com drones por pura sorte. Porém, sendo pragmático isso não deve demorar a acontecer.


HumorNorge — A drone crashes and almost kills Marcel Hirscher

O governo britânico pretende registrar todo e qualquer drone a partir de 250 g junto ao Departamento de Transportes e os pilotos serão forçados a passar por um testes de segurança, de modo a provar que ele entende as leis e regulações e não pretende fazer besteira por aí. Em suma, o cidadão inglês vai ter que tirar carteira de habilitação de drones.

Não há detalhes sobre quando as novas regras serão implementadas, mas fabricantes como a DJI apóiam a medida. Callanan defendeu que a medida é necessária para garantir a segurança de todos e que não pretende com a nova lei “tirar a diversão do público”, mas também não é tão sábio deixar as coisas completamente sem regulação.

Fonte: Gov.UK.

relacionados


Comentários