Meio Bit » Fotografia » 5 motivos para escolher um PC em vez de um Mac para edição de fotos e vídeo

5 motivos para escolher um PC em vez de um Mac para edição de fotos e vídeo

Fotógrafo americano mostra 5 pontos que o levaram a comprar um PC em vez de uma máquina Apple. Eu concordo com todos os pontos.

7 anos atrás

Sim, eu sei que isso é um vespeiro, mas me sinto confortável em falar sobre isso por já ter passado por essa situação. Quando você tem uma empresa voltada para o ramo de fotografia e vídeo o planejamento do investimento é muito importante. A relação custo benefício é a chave do negócio, ainda mais por estarmos falando de equipamentos muito caros. Câmeras e computadores possuem uma vida média de 18 meses na mão de profissionais, e cada vez que trocamos o equipamento é mais uma facada no rim.

Aqui não podemos ser fãs de uma marca. Temos que pensar racionalmente. Temos que investir no equipamento que vai oferecer rapidez, qualidade, possibilidade de maximizar sua vida útil e, acima de tudo, um preço razoável. Dentro destas perspectivas não vejo nenhuma possibilidade, hoje, de escolher um Mac em vez de um PC para trabalhar. Eu trabalhei com Mac um bom tempo de minha vida. Mas, o computador ficou velho e vi a necessidade de um novo investimento. Ao pesar o poder de processamento dos PCs e seus preços, acabei migrando para uma máquina Dell com o dobro de processamento e a metade do preço de um Mac. E ainda tenho a possibilidade de trocar a memória RAM da máquina e prolongar a sua usabilidade (já estou com 16 GB em uma máquina que veio com 8 GB).

O fotógrafo (e embaixador da Sony Imaging) Manny Ortiz passou pelo mesmo problema que eu. Ele viu a necessidade de investir em uma nova máquina que tivesse poder de processamento tanto para editar fotos quanto para vídeos em 4K. Porém, a especificidade de suas necessidades exigiam que fosse uma máquina compacta, já que a maior parte das edições seriam feitas fora de casa. Então um notebook era o mais indicado. A escolha ficou entre o MacBook Pro de 15 polegadas e o Dell XPS 15. O fotógrafo acabou escolhendo o equipamento da Dell e para justificar sua escolha ele fez um vídeo apontando os 5 pontos mais importantes que o levaram a essa decisão.

Manny Ortiz — 5 REASONS why I chose a PC over a Macbook in 2017 for Photo and Video editing

Razão 01 — preço foi um fator importante. Nos Estados Unidos o Dell XPS está custando em torno de US$ 1.800,00. O MacBook Pro com configurações quase idênticas está custando em torno de US$ 2.700,00. Ou seja, quase mil dólares mais barato. Uma diferença considerável quando estamos falando de uma máquina que vai estar desatualizada em 2 anos.

Razão 02 — além do valor mais elevado do equipamento da Apple ainda será necessário comprar adaptadores para as principais conexões que todo fotógrafo necessita (como a entrada de cartão SD). Sabemos que os adaptadores da Apple não são baratos e são uma coisa a mais para você carregar dentro de sua bolsa.

Razão 03 — capacidade de atualização — o computador da Apple possui memória RAM, SSD e processador soldados na placa mãe, o que inviabiliza qualquer tipo de atualização de hardware da máquina. A Dell sempre teve a política de facilitar esse tipo de operação para os usuários (o que no meu caso já foi feito há muito tempo em relação à memória RAM e HD).

Razão 04 — o Dell XPS possui uma tela multi-touch que, segundo o fotógrafo, é um conforto que ele se acostumou a utilizar e que facilita vários dos trabalhos de edição. Eu também fiquei bem impressionado com esse tipo de recurso quando tive a oportunidade de experimentar um notebook com tela sensível ao toque.

Razão 05 — o fotógrafo aponta a nVidia GTX 1050 como o quinto motivo que o fez escolher o equipamento da Dell e que o poder de processamento da máquina é uma coisa incrível. Segundo ele mesmo na renderização de vídeos em 4K a máquina nunca engasgou ou travou.

Em nenhum momento é apontado aqui que os equipamentos da Apple são ruins. Pelo contrário, eles são muito bons. Mas, se tornaram muito caros. Outras empresas estão produzindo máquinas igualmente poderosas e com recursos que a Apple abandonou ou ainda não implementou. Para quem precisa economizar dinheiro e tempo, a Apple não é a melhor alternativa no momento.

relacionados


Comentários